• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
16 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

TRE-AM encerra ano judiciário com cassação por fraude à cota de gênero em Benjamin Constant

Pleno julga AIJE que reconhece candidatura fictícia nas Eleições de 2024 e destaca composição majoritariamente feminina da Corte

Redação por Redação
15 de dezembro de 2025
em Política
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

154
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encerrou, o calendário de sessões de 2025 do Pleno. Entre os processos julgados, esteve uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que reconheceu fraude à cota de gênero nas eleições de 2024, no município de Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus).

A ação foi ajuizada pela candidata a vereadora Sandy Helena Silva Graça (PSDB) contra o Podemos e os candidatos da chapa proporcional do partido, apontando como fictícia a candidatura feminina de Maria Tereza Ramos Alberto.

Relatado pelo juiz Cássio Borges, o processo apontou a prática de fraude destinada a burlar a regra prevista na Lei das Eleições, que determina o registro mínimo de 30% e máximo de 70% de candidaturas de cada gênero. Em sua ementa, o magistrado destacou que o conjunto probatório apresentado é suficiente para justificar a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e dos diplomas dos candidatos eleitos pela legenda.

A candidata investigada obteve apenas dois votos, sendo comprovado, por boletim de urna, que não votou em si mesma. O processo também revelou ausência de movimentação financeira de campanha e vínculo familiar direto com um dos candidatos eleitos da chapa, reforçando o caráter fictício da candidatura.

O calendário do Pleno para o próximo ano será retomado no dia 21 de janeiro de 2026.

Força feminina

Em sintonia com a pauta da representatividade feminina, a sessão desta sexta-feira e, a composição que seguirá no próximo ano, se destacou por uma formação majoritariamente feminina, sob a condução da presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis.

A sessão reuniu as juízas Mônica Câmara, Anagali Bertazzo, Giselle Falcone e Maria Benigno; a desembargadora Vânia Maria Marques; o juiz Cássio Borges; a juíza federal Mara Elisa Andrade; e o promotor eleitoral Edmilson Barreiros.

A composição, que terá ainda a desembargadora Nélia Caminha Jorge como vice-presidente e corregedora, será responsável pela condução das eleições gerais de outubro de 2026. “O Amazonas tem uma peculiaridade que difere de todo o resto do país: é o eleitor mais caro do país, justamente por conta de nossas dimensões continentais. Temos diferença de fuso horário dentro do próprio estado, mas contamos com o apoio do Exército, Marinha, Aeronáutica e diversos parceiros. O próximo ano será de muito trabalho e preparação para as eleições gerais, que, se Deus quiser, ocorrerão dentro dos conformes e do papel institucional que cabe ao Tribunal Regional Eleitoral”, afirmou a desembargadora Carla Reis, que possui experiência como juíza eleitoral no interior e na capital, além de ter atuado como vice-presidente e corregedora do TRE-AM nas eleições de 2022.

Tags: Benjamin ConstantCassaçãoTRE

Postagens Relacionadas

Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil
Política

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

15 de dezembro de 2025
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Política

Lula destaca abertura de 500 mercados internacionais para agropecuária

15 de dezembro de 2025
FOTOS: Divulgação/Mapa
Política

Novo prazo para regularização de imóvel rural em área de fronteira vai a sanção

13 de dezembro de 2025
Próximo
Foto: Divulgação/DPE-AM

Manaus prorroga prazo de inscrição para concursos públicos da CGM e da Semmas

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Estudantes do Pé-de-Meia podem emitir autorização para retirar absorventes grátis na página do programa
  • Novas regras para entrada e saída em meios de hospedagem começam a valer
  • Portaria ajusta valores da reposição florestal e incentiva a legalidade
  • Enxadrista se prepara para Campeonato Brasileiro da modalidade
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM