• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
29 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

TRE-AM participa da assinatura do Plano Tático Integrado de Segurança para as Eleições 2026

Documento orienta a atuação coordenada de forças de segurança e instituições parceiras na capital e no interior do Amazonas

Redação por Redação
29 de setembro de 2026
em Política
Fotos: Júnior Souza/TRE-AM

Fotos: Júnior Souza/TRE-AM

150
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Carla Reis, e a diretora-geral, Cynthia Edwards, participaram, nesta segunda-feira (28/09), da assinatura do Plano Tático Integrado de Segurança para as Eleições Gerais de 2026. A última reunião do colegiado do Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC/AM) antes do primeiro turno, em 4 de outubro, foi conduzida pelo coronel da Polícia Militar Almir Cavalcante, secretário executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (SEAGI).

A assinatura do plano integra a fase final de preparação para a atuação conjunta nos 62 municípios do Amazonas. O documento foi apresentado pelo chefe do setor de Planejamento Integrado de Operações (SPIOP) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), major Willian Gomes. Ele detalhou as ações previstas para a preparação e o monitoramento da operação, o dia da votação e a avaliação posterior dos resultados.

“O TRE-AM trabalha em parceria com as forças de segurança e com os diversos órgãos envolvidos na realização das eleições. Estamos à disposição para manter esse diálogo permanente e atuar de forma integrada. Desde já, agradeço a todas as equipes pelo empenho e pelo trabalho que vêm realizando para garantir o pleito em todo o Amazonas”, afirmou a presidente.

Durante mais de uma hora de reunião, foram discutidos pontos estratégicos da operação, entre eles a distribuição do efetivo das forças de segurança nos 1.636 locais de votação do Estado. O planejamento também contempla a atuação na sede do TRE-AM, em aeroportos, portos e estações de transporte coletivo, além do funcionamento da Central de Flagrantes, em Manaus. O CICC/AM funcionará como um dos pontos de integração, coordenação e acompanhamento das ações durante o pleito.

Foi apresentada, ainda, a atuação da Polícia Judiciária Federal, com atenção a municípios considerados estratégicos para a operação, entre eles Manaus, Tabatinga, Tefé, Coari, Humaitá, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e São Gabriel da Cachoeira.

Atuação conjunta
O Plano Tático Integrado prevê a atuação articulada de forças de segurança, Forças Armadas, instituições federais, estaduais e municipais e empresas de serviços essenciais, como energia e telecomunicações. A integração permitirá compartilhar informações e acompanhar ocorrências relacionadas ao pleito, com pontos focais definidos em cada órgão envolvido.

O colegiado tratou do alinhamento com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) sobre a Lei Seca que terá publicação da portaria conjunta com a SSP nos próximos dias. Também foi abordado o transporte especial para eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, realizado em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) por meio do programa Seu Voto Importa. A presidente solicitou a presença de um representante da Âmbar Energia, em regime de plantão, na sede do TRE-AM durante a votação, para agilizar a comunicação sobre eventuais ocorrências no fornecimento de energia.

Outro ponto abordado foi a manutenção das escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) que funcionarão como locais de votação. A atenção se voltou especialmente para a Escola Estadual Carvalho Leal, que reúne quase 5 mil eleitores, e para a Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, em Tabatinga, conhecida como GM3.

Tags: Plano TáticosegurançaTRE-AM

Postagens Relacionadas

Fotos: Júnior Souza/TRE-AM
Política

Fiscalização eleitoral acompanha remoção de dois minitrios irregulares em Manaus

29 de setembro de 2026
Foto: Prefeitura de Presidente Figueiredo
Política

TRE-AM anula sentença de Presidente Figueiredo e determina novo julgamento

28 de setembro de 2026
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Política

Congresso Nacional tem novo site para agendar visitas guiadas

28 de setembro de 2026

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • TRE-AM participa da assinatura do Plano Tático Integrado de Segurança para as Eleições 2026
  • Em Japurá, homem é condenado a mais de 80 anos de prisão por crimes sexuais contra cinco vítimas
  • Prazo para optar pelo Simei termina em janeiro, informa Receita Federal
  • Fiscalização eleitoral acompanha remoção de dois minitrios irregulares em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM