• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
21 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Urnas funerárias intactas são encontradas em quintal de ribeirinho no AM

Redação por Redação
23 de fevereiro de 2024
em Amazônia, News
Foto: Tácio Melo

Foto: Tácio Melo

260
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Três urnas, dentre elas, uma bem preservada e fragmentos foram encontrados por uma moradora nas proximidades do município de Alvarães, interior do Amazonas.

As urnas foram descobertas por Késia Silva, de 28 anos, no quintal de seu pai, o agricultor Ciriaco Silva, após dias intensos de chuva.

Em entrevista, a agricultora relata que as fortes chuvas ajudaram na aparição das cerâmicas ancestrais no quintal da casa de seu pai.

Foto: Tácio Melo

A jovem notou um pedaço do objeto pintado com uma borda na superfície da terra e resolveu pedir ajuda de seus familiares e vizinhos para desenterrar as peças.

A jovem decidiu retirar da terra os objetos com objetivo de preservar a peça e aguardar os órgãos interessados em avaliar as peças ancestrais.

“Eu logo percebi que isso não era uma coisa qualquer, me abaixei e falei para meu irmão que tratava-se de alguma peça indígena, então começamos a escavar. E na medida que fomos retirando, apareceram outros pedaços e outra urna ainda maior – todas com ossos humanos”, contou.

Recentemente, a família foi até a cidade de Tefé procurar instruções sobre os novos achados arqueológicos, e então procurou o IFAM Campus Tefé, que em seguida direcionou a família até o Instituto Mamirauá onde também receberam as primeiras instruções.

Foto: Tácio Melo

Ancestralidade e história no quintal

Aos 58 anos, descendentes de indígenas da região do médio Solimões, o agricultor Ciriaco da Silva, diz nunca ter visto algo parecido de tão perto.

Ele conta que logo que passou a morar a partir dos anos 2.000 próximo de Alvarães, onde hoje tem sua casa, sentia uma energia diferenciada de outras regiões que morou.

Foto: Tácio Melo

Após as escavações das urnas, o agricultor relatou que no dia seguinte, ao amanhecer, sentou-se na cadeira em frente sua casa e viu um clarão muito forte próximo de uma grande seringueira de seu quintal, nas proximidades onde foram encontradas as urnas.

Para o agricultor, que chegou não estava em casa no dia da descoberta, foi uma surpresa se deparar com uma urna, descrita por ele como algo fascinante.

Desdobramentos históricos

Para professora natural do Amazonas, arqueóloga Arminda Mendonça, que foi sócia fundadora da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB e fundadora do primeiro curso de arqueologia da América do Sul, na Faculdade de Arqueologia e Museologia Marechal Rondon no Rio de Janeiro, a região norte do Brasil ainda é um lugar para muitas descobertas.

Foto: Tácio Melo

A profissional cita que apenas cerca de 10% do conhecimento sobre os povos originários e seus modos de vida no Amazonas é conhecido.

“Viajei por várias partes do Brasil e muitas regiões do Amazonas, entre os anos 70 até o início dos anos 2000, e dessa experiência só tenho a dizer que temos no Amazonas, a maior população étnico regional do mundo. Com essa floresta gigante, é inimaginável o que ainda temos para descobrir”, contou.

Ao longo dos anos, já foram encontrados diversos fragmentos e urnas indígenas na região do Médio Solimões.

Nos anos mais recentes pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que conta com vários especialistas que tem ajudado na conservação dos achados arqueológicos da Floresta Nacional de Tefé.

Tags: AlvarãesAmazonasurnas

Postagens Relacionadas

O vale-recarga gratuito de botijão de 13 kg atende cerca de 206 mil famílias, que podem retirar o gás de cozinha (GLP) nas revendas credenciadas, cujos endereços podem ser conferidos acessando o aplicativo Meu Social – Gás do Povo. Foto: Helano Stuckert/MDS
Amazônia

Amazonas tem mais de 517,8 mil famílias atendidas pelo Gás do Povo em abril

20 de abril de 2026
Foto: Divulgação  Semsa
Amazônia

Unidades móveis de saúde da mulher mudam de endereço em Manaus; confira locais e datas

20 de abril de 2026
Fotos – Divulgação/IMMU
Amazônia

Manaus intensifica fiscalização e autua 14 veículos por estacionamento irregular em área proibida

20 de abril de 2026
Próximo
Foto: Raimundo Valentim

Após queda no estoque, Hemoam convoca doadores do tipo O

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Amazonas tem mais de 517,8 mil famílias atendidas pelo Gás do Povo em abril
  • Homem morre após cair de telhado de empresa no Distrito Industrial de Manaus
  • Vídeo: mulher líder de organização criminosa é presa por tráfico de drogas, em Tapauá
  • Polícia prende terceiro suspeito de matar professor em Manaus; vítima foi atraída para emboscada
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM