• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
4 de novembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Lei institui a Semana da Comunicação Não Violenta nas escolas

Redação por Redação
19 de fevereiro de 2024
em Política
FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

161
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A recente aprovação da Lei nº 6.524, de autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante), estabelece um marco importante à promoção da cultura de paz e prevenção da violência no ambiente escolar no Amazonas. A legislação institui a criação da Semana da Comunicação Não Violenta (CNV), que deve ser realizada anualmente em instituições públicas e privadas, direcionada aos estudantes do ensino fundamental, médio e superior em licenciatura.

 

“A ‘Semana’ busca disseminar os valores e as práticas da Comunicação Não Violenta nas instituições de ensino, proporcionando aos estudantes e educadores a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para lidar com suas emoções, conflitos e relacionamentos de forma saudável e construtiva. Estaremos sempre em busca de maneiras não invasivas na educação. Com esses passos, tornaremos os ambientes educacionais mais seguros para todos”, afirma a deputada Mayra Dias.

 

A lei estabelece que a Semana da Comunicação Não Violenta ocorrerá anualmente na semana do dia 5 de maio, em consonância com o Dia Nacional das Comunicações. Durante este período, as instituições de ensino serão incentivadas a promover atividades educativas e reflexivas, visando disseminar os princípios da Comunicação Não Violenta.

 

Profissionais como professores, pedagogos, coordenadores, gestores escolares, psicólogos, psicopedagogos e demais colaboradores serão envolvidos na realização da Semana da Comunicação Não Violenta. As atividades propostas podem incluir palestras, rodas de conversa, oficinas, painéis, apresentações culturais, exibição de filmes, atividades lúdicas, grupos de apoio, atendimentos com profissionais, entre outras ações que estimulem a compreensão e a prática da CNV.

 

Entre os objetivos estão o ensino dos quatro passos da CNV, que são a observação, sentimento, necessidade e pedido; promoção da harmonia nas relações interpessoais e intrapessoais; fortalecimento das noções de cidadania; convivência; comunicação e não violência, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos sobre a temática.

 

O Poder Executivo Estadual poderá promover campanhas de divulgação e conscientização sobre a Semana da Comunicação Não Violenta, utilizando os meios de comunicação oficiais do Estado e estabelecendo parcerias com a sociedade civil organizada para ampliar o alcance das ações.

Tags: AleamAmazonasLeiNão Violenta

Postagens Relacionadas

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Política

Nova regra para reestruturação de dívidas de estados e municípios vai a Plenário

4 de novembro de 2026
Foto: © Pedro França/Agência Senado
Política

Entenda a diferença entre o voto proporcional e o voto distrital misto

4 de novembro de 2026
© Frame LulaOficial/Youtube
Política

Lula comemora aprovação de PEC da Segurança Pública e reafirma criação de ministério

4 de novembro de 2026
Próximo
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Morre aos 87 anos, empresário Abílio Diniz ex-presidente do Pão de Açúcar

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Manaus retira postes da Ferreira Pena e avança na requalificação da primeira Rua Gastronômica da capital
  • Homem é encontrado morto com golpes de faca no Complexo Rei Pelé, em Manaus
  • Mulher é presa por simular o próprio sequestro para extorquir a família
  • Homem é preso por tentativa de homicídio após discussão por vagas de estacionamento em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM