Manaus (AM) – Com a janela para que os pré-candidatos às Eleições 2022 oficializem seus registros se abrindo nesta quarta-feira (20), quatro partidos políticos já confirmaram as datas de suas convenções no Amazonas, para lançar seus candidatos ao governo do estado.
A primeira convenção a ser realizada será do deputado estadual e pré-candidato ao governo Ricardo Nicolau, do partido Solidariedade. O encontro geral da legenda acontece no próximo dia 30 de julho, no Rancho Sertanejo, localizado na avenida Professor Nilton Lins, Flores, zona Centro-Sul da capital. O horário ainda será definido.
No dia 1° de agosto é a vez da defensora pública Carol Braz promover sua candidatura pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O evento será realizado às 19 horas, na sede do partido, na avenida Rio Juruá, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
Já o ex-vice-governador do Amazonas Henrique Oliveira irá oficializar sua campanha pelo Podemos no prazo limite do calendário proposto pela Justiça Eleitoral, no dia 5 de agosto, a partir das 10h, em um evento a ser realizado na sede da sigla, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.
Pelo União Brasil, maior partido do país e também o maior no Amazonas, o atual mandatário estadual, Wilson Lima, também fará o registro da sua candidatura à reeleição no dia 5 de agosto. O local e o horário da convenção até o momento não foi divulgado.
As Convenções Partidárias também servirão para que sejam chanceladas as chapas proporcionais de deputado estadual e deputado federal, assim como a oficialização dos candidatos ao Senado.
Indefinição
Os candidatos ao governo pelo Cidadania e pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Amazonino Mendes e Eduardo Braga, respectivamente, ainda não confirmaram a data de registro oficial das candidaturas. A assessoria de Braga informou que o evento deve ser definido esta semana.
Expectativa
Os postulantes ao cargo de governador estão deixando para anunciar a escolha de seus vices para o último minuto. Por enquanto, apenas o pré-candidato Henrique Oliveira tem seu braço direito definido para caminhar rumo às eleições de outubro, dada a designação da ex-deputada estadual Vera Lúcia Castelo Branco. A pedido de Henrique, ela deixou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e se filiou ao Podemos.
Quatro nomes estão no crivo do prefeito de Manaus, David Almeida, para serem indicados à chapa de Wilson Lima. Mandatários municipal e estadual firmaram aliança neste pleito e a missão para apontar o segundo na chapa do União Brasil ficou com Almeida. A expectativa da escolha está entre o vice-prefeito da capital amazonense, Marcos Rotta – do Partido Progressista, o ex-secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, a ex-secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe e o ex-chefe da Casa Civil do município, Tadeu Silva. Os três são do Avante.
Amazonino Mendes poderá escolher entre o ex-deputado federal Humberto Michilles e a reitora do Centro Universitário Fametro, Maria do Carmos Seaffair, ambos do Partido da Social democracia Brasileira (PSDB).
Carol Braz, Eduardo Braga e Ricardo Nicolau ainda não definiram seus vices-governadores. Contudo, Braga, que declarou oficialmente apoio à Lula no Amazonas, na última segunda-feira (18), poderá ter um vice indicado pelo PT-AM.









