• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
12 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Adaf alerta produtores sobre o prazo final do vazio sanitário da soja

O período de proibição de plantio e manutenção das plantas de soja vivas, no Amazonas, encerra na terça-feira (10/09)

Redação por Redação
9 de setembro de 2024
em Amazônia
FOTOS: Divulgação/Mapa

FOTOS: Divulgação/Mapa

170
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Atendendo o calendário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta os agricultores do Amazonas sobre o prazo final do vazio sanitário da soja, nesta terça-feira (10/09). Iniciado, no estado, no dia 10 de junho, o período corresponde à época do ano em que os produtores ficam proibidos de plantar ou manter plantas de soja vivas em qualquer fase de desenvolvimento.

A estratégia de manejo tem como objetivo fazer o controle do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da doença Ferrugem Asiática, uma das mais severas a atingir a cultura da soja, e passível de ocorrer em qualquer estágio da planta. Esta praga quarentenária, ainda ausente no Amazonas, segue sendo monitorada pela Adaf e pelo Mapa.

A Adaf reforça que para garantir a produtividade, os produtores precisam seguir o período do vazio sanitário de forma rigorosa. Isso porque a ferrugem asiática provoca a desfolha precoce e impede o desenvolvimento completo dos grãos.

O descumprimento do vazio sanitário é passível de penalidades administrativas, como a interdição da propriedade, multa e destruição do material, bem como a responsabilização criminal do dono da propriedade, conforme o artigo nº 259, do Código Penal Brasileiro.

A pena na esfera criminal por difundir doença ou praga que possa causar dano a floresta, plantação ou animais de utilidade econômica, é de reclusão, de dois a cinco anos, e multa. No caso de culpa, a punição é de detenção, de um a seis meses, ou multa.

A Ouvidoria da Adaf é o canal direto para que a população denuncie o descumprimento do vazio sanitário da soja. Para denunciar basta entrar em contato pelo telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail ouvidoria@adaf.am.gov.br.

Tags: AdafAmazonasManausProdutoresSoja

Postagens Relacionadas

Fotos: Arquivo/DPE-AM
Amazônia

Em Manaus, campanha “Meu Pai Tem Nome” abre nova etapa de agendamentos para atendimentos jurídicos na área de Família

12 de julho de 2026
Fotos: Lucas Silva e Luiz Felipe Santos/DPE-AM
Amazônia

Defensoria Pública realiza ações de atendimentos jurídicos em Amaturá e Tonantins na próxima semana

11 de julho de 2026
Foto: Divulgação
Amazônia

DSEI Parintins visa aprimorar serviços digitais de saúde na região do Rio Uaicurapá

11 de julho de 2026
Próximo
FOTO: Divulgação/Sema

RDS do Uatumã recebe estudo de capacidade e suporte para turismo de pesca esportiva

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Inscrições para vagas de residência em Área Profissional da Saúde do Enare 2026/2027 seguem até 15 de julho
  • Prazo de crédito antecipado para exportadores é ampliado
  • Receitas de caldos gostosos para a família
  • Móvel, satélite ou fibra óptica? Entenda as diferenças entre as formas de acesso à internet
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM