Na grande maioria das vezes, ter avó e avô é muito bom. A avó já foi mãe, já batalhou e viveu altos e baixos na vida e, por isso mesmo, sabe aproveitar da companhia dos netos e desejar apenas que sejam felizes. Estudos mostram que crianças que mantém laços afetivos com os avós e convivem com eles crescem mais alegres e confiantes. Incentivar a convivência das crianças com os avós também é permitir a criação de lembranças que serão muito especiais no futuro.
Incentive os laços com os avós que moram longe:
1
Videochamadas são ótimas para manter viva a relação. Vale lembrar que dificilmente a criança ficará parada olhando para a tela para conversar. Faça com que a videochamada se pareça ao máximo com uma visita real. Deixe a criança pegar os brinquedos e brincar com a avó ou avô do outro lado. Ler uma história com um livro que tenha ilustrações grandes é um recurso que os avós podem usar para transformar a chamada em algo divertido.
2
Crianças se dão bem com rotina e repetição. Faça um calendário junto com elas, cole na parede do quarto e marque um dia regular para as chamadas com os avós. Todo domingo ao final da tarde por exemplo. Veja um horário que seja bom para todos.
3
Mantenha os avós atualizados sobre o desenvolvimento e as preferências do neto e da neta a cada fase. Dessa forma eles podem acertar nos eventuais presentes que queiram enviar e vão se sentir pertencentes à família.
*Com informações do Matter News