• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
29 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

CCJ deve votar proibição de parlamentares ficarem mais de 90 dias sem partido

Redação por Redação
7 de dezembro de 2019
em Política
Plenário do Senado Foto: Pedro França/Agência Senado

Plenário do Senado Foto: Pedro França/Agência Senado

160
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Deputados e senadores poderão ser proibidos de permanecer mais de 90 dias sem filiação partidária, a partir da posse, sob pena de perda do mandato. Esse é o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 54/2016, da senadora licenciada Rose de Freitas (MDB-ES). A matéria é um dos 33 itens da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de quarta-feira (11).

 A senadora destaca que o texto constitucional estabelece a filiação partidária como condição obrigatória e necessária para que o cidadão brasileiro possa concorrer e ser eleito. Portanto, não há a possibilidade da chamada “candidatura avulsa”, por meio da qual o cidadão pleiteia ser eleito sem estar filiado a partido político.

Desse modo, de acordo com Rose de Freitas, o exercício do cargo eletivo também requer a filiação partidária, para estar em conformidade com o sistema constitucional vigente. Segundo a senadora, esse é o sentido da regra que exige que, na formação das mesas e das comissões, seja assegurada a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.

Na visão de Rose, “permitir que o parlamentar fique indefinidamente sem filiação partidária é fraudar a Constituição Federal”. Para a senador, se a Constituição não admite a candidatura avulsa também não permite o “senador avulso” ou o “deputado avulso”. Ela também considera o prazo de 90 dias ou três meses como “bastante razoável” para o parlamentar refletir e fazer a opção por outro partido, “de acordo com seu ideário e pensamento”.

Os parlamentares que na data da possível publicação da emenda constitucional estiverem sem filiação partidária terão o prazo de 90 dias para se filiar a outro partido político — não importando o tempo que ficaram sem agremiação até aquele momento. A medida também deve alcançar vereadores e deputados estaduais e distritais.

A proposta tem voto favorável do relator na CCJ, senador José Maranhão (MDB-PB). Ele lembra que, no caso do Senado, a situação se agrava em face do entendimento do STF de que a saída do partido pelo qual o senador foi eleito — em eleição majoritária — não dá ensejo à perda de mandato por infidelidade partidária, o que, em algumas hipóteses, leva à situação de o parlamentar permanecer por prazo indefinido sem filiação partidária.

Em outubro, a presidência da CCJ concedeu pedido de vista ao senador Major Olímpio (PSL-SP) para analisar melhor a matéria.

Quarentena

A comissão também deverá analisar a proposta de quarentena para ex-ministros do Tribunal de Contas da União (TCU). A aplicação dessa exigência, já imposta a ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é defendida pelo Projeto de Lei do Senado (PLS) 170/2014, de autoria do senador Alvaro Dias (Podemos-PR).

“A criação de tal restrição ao profissional que deixa a atividade jurisdicional tem por finalidade evitar o tráfico de influência e a exploração do prestígio que o antigo magistrado possui junto ao juízo ou tribunal em que atuou e, assim, preservar a imagem do Poder Judiciário. Com tal medida, evita-se a ocorrência de situações de suspeição quanto ao bom funcionamento da jurisdição em nosso país”, argumentou Alvaro na justificação da proposta.

O PLS 170/2014 altera a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União — LOTCU (Lei 8.443, de 1992) para proibir o ministro que deixar a Corte de exercer a advocacia perante o órgão pelo período de três anos, contado do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. A matéria tem voto favorável da relatora, senadora Juíza Selma (Podemos-MT).

“O projeto apenas esclarece na Lei Orgânica do TCU o determinado pelo constituinte: a vedação que é imposta a ministros do Superior Tribunal de Justiça pela Carta Política é igualmente aplicada aos ministros do TCU. A estes e aqueles, assim como a todos os juízes, é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se desligou antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração”, ressaltou a Juíza Selma no parecer.

Após ser examinada pela Comissão de Constituição e Justiça, a proposta terá votação final na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Fonte: Agência Senado

Tags: ConstituiçãoPartidoSenadoVotação

Postagens Relacionadas

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Política

Política Estadual de Valorização dos Trabalhadores Domésticos será debatido no AM

29 de dezembro de 2025
Golpes bancários contra idosos. (Fotos: Beatriz Sampaio/PC-AM)
Política

Projeto de lei assegura ao consumidor direito de cancelar cobranças em débito automático no Amazonas

29 de dezembro de 2025
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Política

Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

29 de dezembro de 2025
Próximo
Foto: Divulgação

Casal é preso com moto roubada, no Bairro Novo

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • IML busca por familiares de José Carlos Alves, natural do Maranhão e falecido em Manaus
  • Assalto é flagrado por câmeras no bairro Betânia, zona sul de Manaus
  • Decapitado: corpo de jovem é encontrado em área isolada no Tarumã, zona oeste de Manaus
  • Em Iranduba, homem é preso por ameaçar esposa com facão e agredir fisicamente o filho autista
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM