Neste 23 de março, a ONU convida as pessoas em todo o mundo a desligarem as luzes para lembrar a situação de crise na Terra. Durante a Hora do Planeta, o escuro deve lembrar que o clima está em colapso.
Em mensagem para a data, o secretário-geral da ONU lembra que o ano passado foi o mais quente da história e a celebração é uma demonstração mundial de solidariedade para seguir um caminho diferente.
20h30 no horário local
A iniciativa acontece às 20h30 da noite do horário local. O chefe da ONU pede que o mundo se junte para “apagar as luzes e direcionar o mundo para um futuro melhor para todos”
Ainda neste 23 de março, as Nações Unidas também celebram o Dia Meteorológico Mundial de 2024 com o tema “Na linha de frente da ação climática”. Liderado pela Organização Meteorológica Mundial, OMM, a data lembra que a mudança climática é uma ameaça real e inegável para toda a nossa civilização.
Menos da metade dos Países Menos Desenvolvidos e apenas um terço dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento têm sistemas de alerta precoce de perigos múltiplos
Previsão meterológica
A agência da ONU destaca que as previsões meteorológicas e climáticas ajudam a aumentar a produção de alimentos e a se aproximar da fome zero. A integração de informações sobre epidemiologia e clima ajuda a entender e gerenciar doenças sensíveis ao clima.
Além disso, cita os sistemas de alerta precoce ajudam a reduzir a pobreza, dando às pessoas a chance de se preparar e limitar o impacto de condições climáticas extremas.
A OMM explica que, com seus membros e parceiros, conduz o ciclo completo de valor, da ciência aos serviços e à ação para o bem da sociedade.
Ela avança no conhecimento do sistema terrestre, monitora o estado do clima e dos recursos hídricos, fornece dados científicos para informar as reduções de emissões de gases de efeito estufa, serviços climáticos e alertas antecipados para apoiar a adaptação climática.