• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
10 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Construção de barragem apoia agricultores e promove resiliência em Angola

Proposta apoiada pela ONU e União Europeia ajuda a levar energia hidrelétrica, fornecer água e melhor plantações e colheitas na agricultura familiar; projeto atende mais de 5 mil pessoas no sul da nação africana de língua portuguesa.

Redação por Redação
4 de abril de 2026
em Mundo
Foto: Unicef Angola/2019/Carlos Louzada

Foto: Unicef Angola/2019/Carlos Louzada

159
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Uma parceria das Nações Unidas com a União Europeia está apoiando moradores na província de Huíla, no sul de Angola, com resiliência hídrica e agricultura familiar.

O projeto resultou na construção de uma barragem no município de Chibia apoiando mais de 5 mil pessoas. Rita, uma das moradoras, conta que precisava caminhar 3 km para buscar água para alimentar a família e irrigar as plantações.

Resiliência e comércio

Desde a inauguração da barragem de Banda Chibia, no entanto, a comunidade tem conseguido driblar a seca com plantações irrigadas e que promovem segurança alimentar.

O programa é apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, em parceria com o governo de Angola e com financiamento da União Europeia. O reservatório de água atende a agricultores e pastores de rebanhos.

O Governo de Angola lembra que a barragem é parte de uma estratégia mais ampla e integrada de resiliência hídrica, liderada pela FAO por meio do programa Fresan, Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, no sul da nação africana de língua portuguesa.

Longo prazo

Na comunidade, a pequena agricultora angolana, Rita, lembra que é possível plantar trigo, hortaliças, cebola, tomates que também são vendidos no comércio local. Com o dinheiro, ela consegue manter os filhos na escola e atender outros compromissos.

A FAO afirma que a visão de longo prazo para a barragem de Banda Chibia é gerar energia hidrelétrica para as comunidades, ao mesmo tempo em que fornece água para as residências e para a irrigação.

Atualmente, a barragem proporciona acesso confiável à água para mais de 5 mil pessoas irrigando 750 hectares de terra.

Ano da Mulher Rural

A agência da ONU lembra que barragens semelhantes, integradas a abordagens de Escolas de Campo para Agricultores, foram construídas para apoiar a horticultura fora de época, permitindo que os agricultores cultivem produtos de alto valor — como tomates, cebolas e alfaces — durante o ano todo.

Com o apoio da FAO, o Instituto de Desenvolvimento Agrário implementou Escolas de Campo para Agricultores, nas quais extensionistas e facilitadores comunitários auxiliaram os agricultores a testar opções inteligentes em relação ao clima. Até o momento, 7.078 agricultores — a maioria dos quais mulheres — foram formados pelo programa.

Em 2026, a ONU marca o Ano Internacional da Mulher Rural.

Tags: Angola.MundoONU

Postagens Relacionadas

Foto: UNODOC
Mundo

Novo guia de saúde da ONU quer frear crise de opioides

10 de abril de 2026
Nero Quase 500 migrantes morreram ou desapareceram no leste do Mediterrâneo desde 2021 - Foto: OIM 2016/Amanda
Mundo

OIM diz que início deste ano é um dos mais mortais no Mediterrâneo desde 2014

9 de abril de 2026
Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Canva
Mundo

Representante da ONU em Cuba alerta para impacto crescente da crise energética

8 de abril de 2026
Próximo
© Divulgação/Bepass

Reconhecimento facial amplia público nos estádios e reforça segurança

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • MEC Livros soma 122 mil empréstimos gratuitos em apenas uma semana
  • Biblioteca Pública do Amazonas retoma empréstimo domiciliar de livros e amplia acesso à leitura
  • Novo guia de saúde da ONU quer frear crise de opioides
  • ‘Lista Suja’ do trabalho análogo à escravidão é atualizada com 169 novos empregadores
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM