• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
12 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Criança de 11 anos pode ser único sobrevivente de naufrágio que matou 40 no Mediterrâneo

Menina da Serra Leoa foi encontrada flutuando em Lampedusa; autoridades italianas dizem que 356 migrantes desembarcaram na ilha na mesma noite do desastre

Redação por Redação
12 de dezembro de 2024
em Mundo
Unicef recomenda aos governos que utilizem o Pacto de Migração e Asilo para reforçar seu compromisso com a proteção infantil- Foto: Guarda Costeira Italiana/Massimo Sestini

Unicef recomenda aos governos que utilizem o Pacto de Migração e Asilo para reforçar seu compromisso com a proteção infantil- Foto: Guarda Costeira Italiana/Massimo Sestini

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Mais de 40 migrantes podem ter morrido após um naufrágio na costa de Lampedusa, na Itália, nessa quarta-feira. A única sobrevivente é uma menina de 11 anos. Segundo ela, o barco também transportava mulheres e crianças.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, revela que a menina foi encontrada flutuando na água no meio da madrugada, sozinha, usando um colete salva-vidas e agarrada a duas câmaras de ar. Ela não tinha água potável nem comida.

Terceiro naufrágio fatal em semanas no Mediterrâneo

De acordo com o médico que socorreu a sobrevivente de Serra Leoa, ela passou pelo menos 12 horas nas águas.

A embarcação submergiu durante uma tempestade após partir de Sfax, na Tunísia. Parentes da menina morreram afogados no terceiro naufrágio de migrantes no Mediterrâneo, nas últimas semanas.

Desde 2014, quase 31 mil pessoas perderam a vida ou desapareceram nessa rota. As crianças são 20% dos migrantes que usam o Mediterrâneo ao fugir de conflitos violentos e da pobreza.

Rotas seguras, legais e acessíveis

O Unicef recomenda aos governos que utilizem o Pacto de Migração e Asilo para reforçar seu compromisso com a proteção infantil assegurando rotas seguras, legais e acessíveis para que crianças busquem proteção e se juntem aos seus familiares.

Agências de notícias revelaram ainda que um total de 356 migrantes desembarcaram na ilha siciliana durante a madruga, antes da chegada da menina resgatada pelo navio Trotamar III usado por uma ONG de resgate.

Os recém-chegados viajavam em cinco barcos, incluindo uma embarcação transportando 111 passageiros provenientes do Egito, da Eritreia, do Paquistão, da Síria, do Sudão e da Somália com 13 mulheres e 11 menores.

Vítimas de naufrágios no Mediterrâneo Central em 2024

Os outros barcos resgatados na noite de quarta-feira eram provenientes da Líbia carregando entre 45 e 87 passageiros de países como Bangladesh, Síria, Marrocos, Sudão e Irã.

A Organização Internacional para Migrações, OIM, confirmou a morte de cerca de 618 pessoas e o desaparecimento de 918 no Mediterrâneo Central durante este ano.

Os dados sobre os que embarcam da Líbia usando a grande rota marítima de migração ilegal para a Itália e Europa, entre 1º de janeiro a 7 de dezembro, revelam que 20.894 pessoas interceptadas no mar foram devolvidas ao país africano.

Tags: CriançaItáliaManausMarMundonaufrágionotíciasONUPortal AMportalamUnicef

Postagens Relacionadas

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Mundo

ONU debate discriminação racial e meios de reparação em nova sessão

12 de agosto de 2026
Pessoas observam os escombros de um prédio que desabou em Cali, Colômbia, após um terremoto. Valentina Escobar Salazar Um prédio em Cali, na Colômbia, ficou em ruínas após um terremoto de magnitude 7,4. Foto: Valentina Escobar Salazar
Mundo

ONU oferece apoio à Colômbia após terremoto de 7.4 que atingiu centro do país

11 de agosto de 2026
Um mês após o início da resposta ao surto de ebola na República Democrática do Congo, a capacidade de diagnóstico expandiu-se drasticamente. Foto: OMS/Josua Mulala Raymond
Mundo

Testes de vacinas aceleram corrida da ciência contra o ebola na RD Congo

10 de agosto de 2026
Próximo
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Presidente Lula sanciona lei que cria mercado regulado de carbono no Brasil

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • ANPD determina que Discord suspenda transmissões ao vivo no Brasil
  • Saúde inicia migração de dados do SUS para nuvem nacional
  • PF faz operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil
  • Após tiros, homem é encontrado morto em área de mata na Zona Norte de Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM