• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
23 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

David Almeida diz que ajuda humanitária chegará a 20 mil pessoas da zona rural de Manaus

Redação por Redação
17 de outubro de 2023
em Política
Foto: Arquivo / Semcom e Semasc

Foto: Arquivo / Semcom e Semasc

203
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Até o final desta semana, a Prefeitura de Manaus terá atendido cerca de 20 mil pessoas com ajuda humanitária, o que representa mais de 5,3 mil famílias moradoras de comunidades isoladas pela estiagem histórica deste ano. A afirmação é do prefeito David Almeida, em entrevista à rádio Bandeirantes, nesta segunda, 16/10. Ele destacou, ainda que 62 comunidades rurais localizadas entre os rios Negro e Amazonas, no entorno da capital, fazem parte desta primeira fase das ações municipais.

A mais de 5,3 mil famílias já foram beneficiadas até o momento, com a distribuição de 6.040 cestas básicas e itens de higiene, como ainda com 60 mil litros de água potável, sobretudo, para as comunidades que não possuem poço artesiano ou que o poço ou o lago atendido secou por conta da vazante.

“As nossas estradas são os nossos rios. Com esta estiagem severa, a maior da história, foi necessário montar uma força-tarefa, com várias secretarias municipais, para chegar a mais de 20 mil pessoas que vivem no entorno de Manaus e têm a pesca como a sua atividade principal. Mapeamos as comunidades e ao longo desta semana atenderemos todas as comunidades rurais com ajuda humanitária levando alimentos, kits de higiene e água potável”, relatou David Almeida, ressaltando que a segunda fase das ações será de retorno às famílias já assistidas.

Uma boa notícia, disse ele, é que nas cabeceiras do rio Solimões, em Quito, no Peru, já começam a subida dos rios, com reflexo na cidade de Tabatinga (AM), que fica na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia. Mas afirmou também que os próximos dois meses serão de muitos desafios na região, porém, que a prefeitura tem feito o seu dever de casa.

“Tudo o que fizemos até aqui foram com recursos próprios, dos cofres municipais. Começamos a trabalhar desde o início e estamos nos esforçando para dar o mínimo de trabalho aos governos estadual e federal”.

De acordo com o prefeito, que se reuniu nesta manhã com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, os recursos federais devem chegar em breve, para ajudar nos meses vindouros.

“Ainda enfrentaremos muitos problemas. Mas, hoje, cai uma chuva torrencial em Manaus, graças a Deus. E acreditamos que seja o prenúncio para o início da cheia dos rios”.

Queimadas

Em setembro deste ano, foram detectados 6.992 focos de incêndio no Amazonas, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desse total, 99,6% foram originados em municípios da Região Metropolitana e do Sul do Estado. Esses números também foram citados pelo prefeito durante a entrevista, para reforçar que a densa fumaça que encobriu a capital nos últimos dias, deixando o ar poluído, não teve origem em Manaus.

“Trabalhamos a consciência ambiental de forma preventiva, sobretudo, junto às comunidades rurais. Desde junho, estamos realizando campanhas educativas. Já adiamos uma maratona internacional, que aconteceria neste final de semana, e reduzimos para um dia os tradicionais eventos festivos que antecedem o aniversário de Manaus. Tudo por conta da péssima qualidade do ar e para preservar a saúde de todos”, frisou o chefe do Executivo municipal.

Com as chuvas recentes e a diminuição das queimadas, sobretudo, pelas intensas fiscalizações, autuações e até detenções, ele espera que a região volte em breve à normalidade.

E destacou ainda que em 2021, ano em que assumiu a prefeitura, enfrentou a maior enchente da história e que agora enfrenta a maior seca, junto a graves problemas com fumaça, proveniente de queimadas do interior.

“Vou mais além: no início deste ano, quando tratávamos de uma grande cheia, o Sul do país convivia com a seca. Hoje, somos nós convivendo com a maior estiagem e o Sul sofrendo com alagamentos. Isso tudo ocorre em função das mudanças climáticas. Temos que discutir bastante essa questão ambiental, prevendo ações alternativas, para que não venhamos a sofrer ainda mais no futuro”, concluiu.

Tags: ajuda humanitáriaChegaráDavid AlmeidaManauspolíticazona rural

Postagens Relacionadas

Arte: TRE-AM
Política

2,8 milhões de eleitores estão aptos a votar, no Amazonas

23 de julho de 2026
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Política

Decreto adia exigência de CNPJ para autônomos e produtores rurais

23 de julho de 2026
Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil
Política

BB simplifica abertura de contas eleitorais por candidatos em 2026

23 de julho de 2026
Próximo
Foto: Divulgação / IMMU

Fiscalização deve coibir circulação indevida em calçadas na zona Leste de Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Conselho de Segurança debate como minerais críticos alimentam conflitos
  • Justiça condena mãe e irmão de Djidja Cardoso por tráfico de cetamina em Manaus
  • MPAM instaura inquérito civil para apurar danos ambientais após vazamento de gás estireno em Manaus
  • Ministério Público recomenda parâmetros de atuação ao 10º Grupamento de Polícia Militar de Envira
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM