• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
17 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia registra queda pelo terceiro mês consecutivo em 2023 

No acumulado do primeiro semestre, a queda fica em 33,6% em relação ao mesmo período de 2022

Redação por Redação
7 de julho de 2023
em Meio Ambiente
Reprodução / Internet

Reprodução / Internet

171
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Por meio de uma coletiva realizada nesta quinta-feira, 6, pelo Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, foram divulgados os dados referentes ao mês de junho do sistema Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontam uma queda de 41% nos alertas de desmatamento na Amazônia, em comparação ao mesmo período no ano passado

. Este é o terceiro mês consecutivo, em 2023, que os dados mostram uma queda no desmatamento no Bioma. Ao todo, foram registrados 663 km² de alertas de desmatamento.

Dentro do acumulado do primeiro semestre de 2023 também houve queda, com 33,6% de diminuição de alertas frente ao mesmo período no ano passado.

Os estados com mais alertas de desmatamento no primeiro semestre deste ano são: Mato Grosso com 905 km² (34% do total), Pará com 746 km² (28%) e Amazonas com 553 km² (21%).

Para Rômulo Batista, porta-voz do Greenpeace Brasil, essa diminuição pode ser considerada uma boa notícia: “Esse dado de queda vem acompanhado de duas outras quedas registradas nos meses de abril e maio deste ano, e também depois de um início de ano que assustou a todos, com o pior primeiro trimestre da série histórica, vindo a rebote do governo anterior que tinha uma política antiambiental”.

O porta-voz do Greenpeace Brasil também cita a postura do novo governo com a agenda ambiental sendo uma das possibilidades na queda dos alertas de desmatamento, mas salienta que ainda há muito desafio pela frente: “A mudança de discurso na área ambiental do governo federal, a ampliação das ações de comando e controle com aumento de multas e embargos seja na floresta ou de forma remota, colaboraram para esta queda. Mas o maior desafio vem agora no segundo semestre, com o verão amazônico, que é quando historicamente temos os meses com as maiores áreas de desmatamento, quanto o número de queimadas”.

Para manter o ritmo de queda de alertas de desmatamento é preciso muito mais que discursos, mas uma ação integrada, principalmente reconhecendo os impactos das mudanças climáticas: “Será necessário ainda mais trabalho de fiscalização e controle e também acelerar a implementação de programas e ações de geração de renda compatível com a floresta em pé, levando melhorias ambientais e sociais para a região, colaborando assim para mitigar a crise climática que estamos vivendo em todo mundo.”, finaliza Rômulo

Tags: AmazonasdesmatamentoGreenpeaceManaus

Postagens Relacionadas

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Meio Ambiente

Catadoras de mangaba resistem à especulação imobiliária em Aracaju

16 de julho de 2026
A Floresta Nacional do Araripe-Apodi (CE) tem cerca de 38 mil hectares e recebeu - Foto: Débora Agostini/ICMBio
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia e no Cerrado continua em queda em junho, aponta Deter

15 de julho de 2026
Nível do Rio Negro sobe, mas estiagem ainda não acabou no Amazonas
Meio Ambiente

Chances do El Niño ser “muito forte” no final de 2026 chegam a 81%

14 de julho de 2026
Próximo
Foto: Divulgação/SSP-AM

SSP-AM desencadeou 47 operações durante 1º semestre

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Fies 2026 disponibiliza 2,3 mil vagas no Amazonas
  • Polícia procura dupla por assaltar cobrador da linha 560 em Manaus
  • Comerciante é morto a tiros após tentar defender mulher durante briga na Zona Norte de Manaus
  • Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em beco na Zona Norte de Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM