stratégias e boas práticas para aumentar o impacto dos resultados da pesquisa nas políticas públicas e nas práticas” foi a temática que norteou os debates do segundo dia do evento “Conectando saberes para a ciência com impacto na Amazônia – Diálogo nórdico-brasileiro rumo à COP-30 e além”. A atividade reuniu pesquisadores e gestores de agências de fomento do Brasil e da União Europeia.
Apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o encontro ocorreu nesta quinta-feira (23/10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no bairro Parque 10 de Novembro.
Durante os dois dias (22 e 23/10), pesquisadores brasileiros e europeus reuniram-se para debater caminhos para desenvolver pesquisas mais impactantes sobre a Amazônia, por meio da cooperação e cocriação responsáveis e inclusivas. As atividades foram desenvolvidas em parceria com o Consulado da Finlândia, em São Paulo, com as Embaixadas da Suécia e da Noruega, em Brasília, Iniciativa Amazônia+10, Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), e financiamento do Nordic Embassy Cooperation Programme (NEP).
Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, o evento buscou aproximar pesquisadores da Amazônia e europeus por meio de uma intensa troca de experiências e diálogo aberto sobre questões relevantes para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
“Nós temos aqui pesquisadores, instituições, representantes de embaixadas da Suécia, da Finlândia e da Noruega, e nesses dois dias tivemos um diálogo aberto e franco entre os pesquisadores e os gestores. A partir desse evento, nossa expectativa é ampliar parcerias para a pesquisa e fomento à CT&I em relação aos estados da Amazônia Legal”, comentou Márcia Perales.
Ela reforçou ainda que o evento demonstra o potencial da região amazônica para o desenvolvimento de projetos conjuntos e o fortalecimento de redes de pesquisa.“Houve um momento de apresentações de algumas pesquisas que foram selecionadas, e essa troca foi feita entre pesquisadores brasileiros e dos países europeus, possibilitando a identificação de convergências em relação a essas atuações”, disse Márcia Perales.
Pela primeira vez em Manaus, a Conselheira de Educação Superior e Ciência do Consulado da Finlândia em São Paulo, Johanna Kivimäki, destacou que o evento fez a integração entre ciência, comunidades locais e políticas públicas.
“Estamos focando mais no impacto social da pesquisa. Os pesquisadores têm trabalhado em grupos pequenos, com a ideia de cocriar elementos, objetivos e estratégias que ampliem esse impacto na Amazônia. Damos muita importância à inclusão, consideração e valorização do conhecimento original dos povos indígenas e de outras comunidades tradicionais. Isso é um ponto central em todas as discussões”, explicou a Johanna Kivimäki.
Estratégias e Boas Práticas
Durante o último dia, os pesquisadores fizeram a apresentação dos objetivos da sessão e do método de trabalho, além de responderem questões sobre o assunto. Eles debateram sobre estratégias e sugestão de boas práticas para o aumento dos resultados de pesquisa.









