• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
19 de outubro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Estudo da OIT evidencia falhas estruturais da IA na gestão de recursos humanos

Aumento de candidaturas online impulsionou utilização da IA no processo de recrutamento; recursos humanos nem sempre dispõem das capacidades necessárias para operação correta dos modelos, alertam especialistas.

Redação por Redação
24 de maio de 2026
em Mundo
Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução | Canva

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução | Canva

165
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Os sistemas de Inteligência Artificial (IA) utilizados na gestão dos recursos humanos apresentam objetivos mal alinhados, baseando-se em dados de baixa qualidade e enviesados que prejudicam as empresas e os seus trabalhadores.

Este conjunto de limitações estruturais foi identificado no artigo publicado em novembro de 2025 pela Organização Mundial do Trabalho, OIT, que sublinha os riscos jurídicos, éticos e práticos da aplicação destas tecnologias no trabalho.

“Paradoxo da automação” 

De acordo com Janine Berg – economista da OIT e coautora do artigo – a utilização destes novos sistemas constitui um autêntico “paradoxo da automação”, ao demonstrar que as soluções tecnológicas levantam sistematicamente novos desafios tecnológicos.

A generalização das candidaturas online e o acesso à IA generativa provocaram um aumento substancial da quantidade de currículos recebidos. Por sua vez, a triagem de um número superior de profissionais veio impulsionar a adoção de sistemas de IA no processo de recrutamento das empresas.

O artigo conclui que a eficácia dos sistemas utilizados na determinação da compensação, na elaboração de horários e na gestão do desempenho dos trabalhadores é condicionada por limitações nos dados, na programação e na definição de objetivos inadequados.

Participação humana é essencial

A economista da agência da ONU sublinha que as novas ferramentas de IA operam através de um nível elevado de autonomia e acrescenta que os recursos humanos nem sempre dispõem das capacidades necessárias para a sua operação e a interpretação dos seus resultados.

Neste sentido, Janine Berg defende a participação ativa dos profissionais de recursos humanos no desenho, implementação e supervisão dos sistemas de IA, bem como no envolvimento dos trabalhadores no processo de elaboração de horários e na gestão do desempenho.

A investigadora conclui que o envolvimento de todas as partes na geração dos sistemas de IA utilizados é essencial para garantir a transparência do seu objetivo e um funcionamento em função das condições das empresas e dos trabalhadores.

Tags: empresasFunçãoIAMundo

Postagens Relacionadas

Distribuição emergencial de alimentos em Lahj, no Iêmen. WFP/Sara Cuevas Gallardo
Mundo

Conflito no Iêmen agrava crise humanitária e ameaça estabilidade regional

16 de outubro de 2026
As famílias em Mianmar foram duramente atingidas pela alta dos preços, com as mais vulneráveis ​​enfrentando dificuldades para suprir suas necessidades diárias. Foto: WFP/Htet Oo Linn
Mundo

No Dia Mundial da Alimentação, ONU busca inovação para nutrição no futuro

15 de outubro de 2026
ONU News
Mundo

Chegada do inverno em Gaza ameaça 2 milhões de pessoas sem ajuda

14 de outubro de 2026
Próximo
Foto: SOS Méditerranée/Fabian Mondi

Agências internacionais atualizam regras de salvamento de migrantes no mar

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Turismo cresce 1% em agosto no Amazonas, mas acumula perdas em 2026
  • COP17 da Biodiversidade começa segunda-feira na Armênia
  • Recife vai sediar maior festival de animação do Brasil, o Animage
  • Eleitor sem biometria pode votar no segundo turno das eleições
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM