• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
14 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Expedição cultural leva cinema e formação audiovisual a comunidades ribeirinhas da Amazônia

O projeto "Projetando o Madeira: Circuito Audiovisual" percorrerá o interior do Amazonas, promovendo acesso gratuito à arte e incentivando moradores a contarem suas próprias história

Redação por Redação
13 de julho de 2026
em Cultura
FOTOS: Acervo Coletivo Vozes

FOTOS: Acervo Coletivo Vozes

164
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Em uma região onde o acesso à cultura ainda enfrenta desafios logísticos, moradores de Borba e Nova Olinda do Norte participarão de uma programação gratuita que reúne sessões de cinema e oficinas de produção audiovisual com dispositivos móveis.

Realizada pelo Coletivo Vozes da Periferia, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), a iniciativa exibirá os filmes Rio 2, WALL-E e Amazônia – O Despertar da Florestania, além da oficina “Olhar Ribeirinho”, voltada à produção audiovisual com dispositivos móveis.

A expedição terá início no dia 13 de julho, com o deslocamento da equipe para Borba, onde as atividades serão realizadas nos dias 14 e 15, com a oficina “Olhar Ribeirinho”, às 9h, no Centro Cultural São Sebastião, e sessões gratuitas de cinema, às 18h, no Centro de Eventos Bráulio Motta. No dia 16, a equipe seguirá para Nova Olinda do Norte, que receberá a programação nos dias 17 e 18, com oficinas às 9h, no Centro de Convivência, e exibições de filmes às 18h, na Praça Valdeque Martins.

Para o idealizador do projeto, Ernan Passos, a iniciativa busca ampliar o acesso ao audiovisual e incentivar as comunidades a registrarem suas próprias vivências.

“O Rio Madeira sempre foi um caminho por onde circulam pessoas, mercadorias e histórias. Queremos que ele também seja um caminho para a circulação da cultura e do audiovisual. Mais do que exibir filmes, queremos incentivar as comunidades a registrarem suas próprias histórias e fortalecerem sua identidade por meio do cinema”, enfatizou.

Além das sessões de cinema, o projeto oferecerá acessibilidade comunicacional, com recursos como legenda descritiva e tradução em Libras. A equipe é formada por Ernan Passos, na coordenação geral; Daniel Ramos, na coordenação financeira e produção; Victor Cabral, responsável pelas oficinas e acessibilidade; e Neide Barbosa, na logística e mobilização comunitária.

Segundo Ernan, o objetivo é deixar um legado para além da programação.

“Queremos deixar uma semente. Quando uma pessoa aprende que pode produzir um vídeo com o próprio celular e contar a história da sua comunidade, ela passa a enxergar o audiovisual como uma ferramenta de memória, educação e transformação social”, explicou o idealizador.

Sobre o Coletivo

Fundado em 2023, o Coletivo Vozes da Periferia é uma organização cultural da Zona Leste de Manaus reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Atua nas áreas de cultura, educação, esporte, justiça social e justiça climática.

Entre suas principais iniciativas estão o I Circuito Vozes da Periferia (2023), o Festival Vozes da Periferia – II Edição (2024) e o Programa de Capacitação Empreendedora Afro-Queer (2025), voltados à ampliação do acesso à cultura, ao fortalecimento comunitário e à formação de jovens negros, periféricos e LGBTQIAPN+.

Tags: AmazonasCinemaCulturaManaus

Postagens Relacionadas

© Divulgação/Cinefoot
Cultura

Cinefoot celebra filme de Joaquim Salles sobre time do Amapá

13 de agosto de 2026
Foto: Francisco Santos
Cultura

Espetáculo sobre preservação da Amazônia divulga novas datas de apresentação, em Manaus

12 de agosto de 2026
Foto: Divulgação
Cultura

DJs Jhon e Camilo Cruz comandam a festa “Classic Thursday” nesta quinta em Manaus

12 de agosto de 2026
Próximo
Fotos – Divulgação e Semcom

Custo da construção no Amazonas registra alta em junho e chega a R$ 1.942,10 por metro quadrado

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Alvará de Construção Mais Fácil da prefeitura chega a quase 16 mil metros quadrados licenciados até julho
  • Plano Nacional de Logística prevê R$ 1,2 trilhão em investimentos
  • Estudo mostra jovens conscientes de que internet precisa melhorar
  • Ondas de calor ainda são negligenciadas no Brasil, diz pesquisadora
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM