A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizou, no ano de 2019, 23,6 mil atendimentos a pacientes no Serviço de Pronto Atendimento do hospital. Voltado a quem faz tratamento na Fundação e está com problemas de saúde de urgência e emergência oncológica, o serviço segue o sistema de Classificação de Risco desde 2018.
A Classificação de Risco é baseada no Protocolo de Manchester e prioriza os quadros de saúde considerados mais críticos, analisando na entrada do paciente no Pronto Atendimento a gravidade dos sintomas apresentados.
O protocolo é definido em cores. Quando o paciente chega até a Urgência, ele se identifica no balcão, com documento com foto e cartão da FCecon e passa pela triagem. O profissional que está na triagem avalia a gravidade do estado de saúde e faz a classificação. Depois disso, o paciente segue seu atendimento com o médico e demais procedimentos necessários.
Classificação
Definida em cores, a Classificação de Risco determina que a pulseira vermelha é para os casos de emergência. Ou seja, tem prioridade imediata de atendimento os pacientes que chegam à Urgência da FCecon com quadros de parada cardiorrespiratória, insuficiência respiratória aguda e sangramento agudo intenso.
O atendimento para este caso é imediato, pois há risco de morte, explica a gerente do Serviço de Pronto Atendimento da Fundação Cecon, enfermeira Kamila Sena. “Esse paciente vai diretamente para a ‘sala vermelha’, o acompanhante não entra e vai aguardar o boletim médico e da enfermagem na recepção. Enquanto isso, a família é acolhida pelo serviço psicossocial”, afirma Sena.
Outra cor utilizada é a laranja, correspondente ao atendimento “muito urgente”, que deve ser feito em até dez minutos, conforme o Protocolo de Manchester, que é utilizado em outros hospitais referência no País. Dor intensa, dispneia intensa (respiração desconfortável ou desagradável), hipoglicemia, hipertensão grave, retenção urinária e sangramento moderado vaginal e retal são outras situações classificadas como “muito urgente”.
A Classificação de Risco ainda dispõe da cor amarela, com atendimento a ser feito em até 60 minutos. Dor moderada e leve, sangramento leve, obstrução de sonda nasoenteral e perda de sonda de gastrostomia (usada quando não é possível manter a alimentação pela boca) e de jejunostomia (abertura de orifício no jejuno, através da parede abdominal) são os atendimentos urgentes, definidos pela cor amarela.
Serviço
O Pronto Atendimento da FCecon funciona 24 horas, todos os dias da semana, com médicos plantonistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem para dar o atendimento aos pacientes. O setor tem suporte ainda do Serviço Social e da Psicologia do hospital, que diariamente fazem visitas aos internados e prestam informações e auxílio necessários aos pacientes e acompanhantes.
O Serviço de Pronto Atendimento da FCecon é voltado a quem já tem prontuário aberto na instituição. Por isso é necessário que, sempre que houver busca pelo serviço no local, o cidadão traga a carteirinha da Fundação, além do documento de identificação com foto e CPF do paciente e do acompanhante.
“Lidamos com a situação de outras pessoas que não são pacientes da FCecon, de outros municípios e até de outros países, pessoas que acham que têm câncer, mas não têm o diagnóstico fechado, que procuram a Urgência do hospital. E o setor não é o local para abrir prontuário. Existe todo um procedimento para buscar tratamento na Fundação”, informa Sena.
Como abrir prontuário – Quem busca tratamento na Fundação deve, em primeiro lugar, passar pela triagem do ambulatório do hospital, onde devem ser levados documentos pessoais, exames que confirmam o câncer ou indicam a suspeita da doença, encaminhamento médico e comprovante de residência.
Com esses documentos, se o cidadão tiver indicação para tratamento contra o câncer, ele é encaminhado para abertura de prontuário. A triagem do ambulatório funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.
Orientações
A orientação da gerência do Pronto Atendimento da FCecon é que o paciente que busca o atendimento na Urgência sempre esteja acompanhado de um familiar que conheça o caso. Com a presença de alguém que conheça o histórico médico, ficará mais simples entender a conduta prescrita pelo médico, assim como tirar dúvidas sobre procedimentos.
Além disso, o setor funciona para casos de saúde considerados urgentes e emergentes, não sendo o local adequado para, por exemplo, solicitar ou atualizar a receita para um medicamento, o que deve ser buscado via atendimento ambulatorial, procedimento que é marcado em consulta com o médico especialista. O serviço também não é o local determinado para atualizar laudo e atestado, o que deve ser feito via ambulatório, em consulta médica.
Retiradas de sonda e troca de curativos são outro exemplo de procedimentos ambulatoriais que também devem ser marcados, portanto não é indicado para ser feito no Pronto Atendimento da FCecon.
Exames ambulatoriais de laboratório e de imagem, ou seja, aqueles que não foram solicitados pelo médico da Urgência, também só podem ser feitos após marcação no serviço específico.
Números
No ano de 2019, 23.658 atendimentos foram realizados no Serviço de Pronto Atendimento da Fundação Cecon, um aumento de 30,1% em relação a 2018, que teve registro de 18.179 atendimentos.