• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
19 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Festival Amazonas de Ópera prepara novidades para os 25 anos do evento, em 2023

Sucesso de crítica e público, 24º FAO finalizou a edição deste ano com a apresentação da obra de Verdi, ‘Il Trovatore’, no Teatro Amazonas, nesta terça (31/5)

Redação por Redação
2 de junho de 2022
em Cultura
Foto: Michael Dantas e Antônio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Foto: Michael Dantas e Antônio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

171
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Manaus (AM) – Em 2023, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) completa 25 anos e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, prepara uma série de novidades para o maior evento do gênero na América Latina, que inclui títulos inéditos e a presença de diretores de casas de ópera europeias e latinoamericanas em Manaus, pela primeira vez.

A 24ª edição do FAO chegou ao fim nesta terça-feira (31/5), com a apresentação da obra de Verdi, ‘Il Trovatore’, no Teatro Amazonas. Sucesso de público e crítica, a edição deste ano apresentou cinco óperas, em inglês, português, italiano, além de workshop, masterclass, concertos, recitais, Encontro de Economia Criativa e apresentações no interior do Estado, com teatro de marionetes. A programação do Festival incluiu apresentações pagas e gratuitas.

Para os 25 anos do FAO, o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, adianta que o Amazonas irá sediar, pela primeira vez, a assembleia geral da Ópera Latinoamérica (OLA).

“Contamos com o apoio do governador Wilson Lima que entende, assim como nós, a importância deste Festival que se coloca como o maior do mundo lírico na América Latina”, ressalta Marcos Apolo. “O que nos dá o status necessário para receber também o maior evento do gênero, que é a assembleia da OLA, no ano que vem”, afirma o secretário que também assina a direção geral do FAO.

Partitura restaurada

A diretora executiva do Festival, Flávia Furtado, revela que para a 25ª edição prepara muitas novidades, entre elas a estreia de uma ópera brasileira. “Um dos títulos eu vou falar: “O Contractador de Diamantes” de Francisco Mignone, uma grande ópera brasileira, um resgate que o maestro Luiz Fernando Malheiro levou anos para conseguir restaurar a partitura, com o apoio da Academia Brasileira de Música”, disse a diretora executiva.

Essa será a primeira grande coprodução entre o Governo do Amazonas, o Theatro Municipal de São Paulo e o Palácio das Artes de Minas Gerais. A ópera, baseada na peça de Afonso Arinos sobre a exploração das minas de diamantes no interior mineiro no século 18, estreou em São Paulo em 1924.

FAO constrói geração de fãs

Bruno Miranda é um dos apaixonados pelo FAO. Nesta edição, o historiador cultural foi para todas as óperas. Ao longo dos 25 anos do Festival, ele garante que já assistiu, pelo menos, 50 apresentações, sempre acompanhado da mãe, num local especial na plateia.

“Minha companhia de óperas é minha mãe e nesse lugar consideramos ‘nosso’. Lá assistimos boa parte dos Festivais de Ópera, já tem nossa marca. É o nosso preferido”, relata o historiador.

Sobre a expectativa para os 25 anos, Bruno revela seu maior desejo. “Sem dúvidas, sei que já teve, mas não assisti, a montagem de La Gioconda de Amilcare Ponchielli, aqui no Teatro Amazonas é meu sonho dourado”.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da AADC. O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.

Bradesco e cultura

Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.

Tags: CulturaFestival Amazonas de ÓperaNovidadesPortal AM

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação
Cultura

Boi bumbá mini caprichoso intensifica os trabalhos em busca do tetracampeonato em 2026

18 de abril de 2026
Fotos: Divulgação
Cultura

EP “Tribos do Norte” mistura carimbó, boi-bumbá e psytrance em experiência sonora inédita da Amazônia

18 de abril de 2026
Foto: Reprodução Instagram Patixa Teló
Cultura

Patixa Teló protagoniza sequência de sustos e momentos inusitados ao lado de Nicole Bahls

17 de abril de 2026
Próximo
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM

Reajuste salarial de servidores do IMMU é aprovado na Câmara Municipal de Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Vídeo: Mulher é por tráfico de drogas durante festa em Carauari
  • Homem é preso após matar, a facadas, o atual da sua ex-companheira
  • Boi bumbá mini caprichoso intensifica os trabalhos em busca do tetracampeonato em 2026
  • Justiça mantém prisão de delegado suspeito de extorsão em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM