• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
15 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Grupo Estado Islâmico, Daesh, resiste a ações de combate ao terrorismo, diz relatório

Documento debatido no Conselho de Segurança cita Moçambique como um dos países, onde grupo tem atuado; penetração na África Ocidental é a mais ativa do mundo e já conta com drones comerciais; terroristas seguem atuando na Síria

ONU NEWS por ONU NEWS
6 de agosto de 2026
em Mundo
Estudo ilustra um panorama de mutação da rede terrorista. Foto: © Unicef/UN0277713/Souleiman

Estudo ilustra um panorama de mutação da rede terrorista. Foto: © Unicef/UN0277713/Souleiman

164
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Nesta quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU avalia o mais recente relatório do secretário-geral sobre a ameaça global do Estado Islâmico, Isil, também conhecido como Daesh. O grupo é considerado terrorista pelo Conselho.

A chefe de gabinete no Escritório da ONU de Contraterrorismo, Oguljeren Niyazberdiyeva, ressaltou os desafios atuais, incluindo a ascensão do Estado Islâmico na África Ocidental como o afiliado global mais ativo do grupo.

República Democrática do Congo e Moçambique

Segundo ela, a divisão do Isil demonstra “uma capacidade crescente de adquirir e empregar tecnologia de drones comerciais”. Ao mesmo tempo, na República Democrática do Congo e em Moçambique, na região de Cabo Delgado, as ramificações do grupo mantêm-se resilientes.

Apesar da contínua pressão das operações de combate ao terrorismo, os ataques persistem, ampliando o recrutamento e alargando o raio de ação dessas redes.

A representante da Direção Executiva do Comitê contra o Terrorismo, Carmen Cantor, frisou a importância da cooperação internacional.

Vigilância constante

Segundo Cantor, no último semestre, o Daesh e seus afiliados demonstraram uma notável capacidade de adaptação e resistência. O desafio é de alcance global, com o continente africano continuando a suportar um impacto desproporcional.

Ao mesmo tempo, os desdobramentos no Iraque e na Síria reforçam a necessidade premente de vigilância constante em um cenário onde as crises humanitárias decorrentes permanecem críticas.

Concluído em julho, o estudo ilustra um panorama de mutação da rede terrorista: embora sua influência tenha diminuído em certas regiões, o grupo demonstra resiliência por meio da descentralização, do avanço tecnológico e da expansão no continente africano.

Principais Destaques

Entre os pontos mais importantes apresentados na reunião contam-se o golpe na liderança. Em meados de maio, uma ação conjunta entre a Nigéria e os Estados Unidos no estado de Borno resultou na morte de importantes lideranças do grupo.

No período foi neutralizado o vice-líder global do Daesh, Abu Bakr ibn Muhammad ibn Ali al-Mainuki, e o chefe do Diretório Geral de Províncias numa ação que deve impactar temporariamente a coordenação internacional da rede.

O grupo terrorista teve expansão para a África, continente que se consolidou como o epicentro das operações, principalmente da afiliada mais ativa globalmente.

O avanço no Grande Saara do remo do Isil expandiu de forma significativa sua capacidade operacional na região, tendo o Níger como principal alvo. O país concentrou 75% dos ataques em 2026, incluindo um atentado ao aeroporto internacional de Niamey.

Reconfiguração Territorial e Crise Humanitária

No nordeste da Síria, uma nova configuração territorial alterou profundamente o cenário local. O relatório aponta que, após o fechamento do acampamento de al-Hol em fevereiro, entre 15 mil e 20 mil pessoas a maioria mulheres e crianças com laços familiares com o grupo permanecem em paradeiro desconhecido.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, alerta que milhares de crianças continuam extremamente vulneráveis ao tráfico humano e ao recrutamento por grupos armados.

Em contrapartida, o Isil registra enfraquecimento no Iraque, onde atinge seu nível mais baixo, reduzido a poucos elementos. O governo iraquiano concluiu as repatriações dos acampamentos de Al-Hol e Al-Roj, totalizando mais de 21,5 mil cidadãos repatriados desde 2021.

Observa-se, ainda, a persistência do grupo no Afeganistão. A afiliada Isil-K mantém o objetivo de realizar ataques internacionais de grande impacto, apesar das perdas sofridas em operações das autoridades locais e do Paquistão.

Debates no Conselho de Segurança

Diante dos dados apresentados, vários membros do Conselho de Segurança reiteraram a condenação unânime ao terrorismo enquanto debatem as dinâmicas políticas internas.

As discussões enfatizam a necessidade de abordagens preventivas e globais, apoio financeiro e logístico para respostas lideradas por países africanos e combate ao uso de novas tecnologias pelo terrorismo, como drones, inteligência artificial e ativos virtuais.

O Conselho ressaltou, ainda, o apelo para que os Estados-membros da ONU repatriem, de forma segura, voluntária e digna, seus nacionais ainda retidos em campos no Oriente Médio.

Tags: DaeshMundoONU

Postagens Relacionadas

Costa do Iêmen no Mar Vermelho Domínio Público. Foto: Domínio Público
Mundo

Forças houthis, no Iêmen, ampliam controle de rotas marítimas estratégicas

14 de setembro de 2026
Foto: Kacper Pempel
Mundo

ONU debate terrorismo digital e IA

13 de setembro de 2026
Foto:© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mundo

OMS nas Américas amplia prevenção do suicídio na região

11 de setembro de 2026
Próximo
Fotos – Divulgação e Arquivo/Semcom

Impacto das telas na saúde mental já é debatido em 80% das escolas

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Barezinho: Conselho Técnico define últimos ajustes do Barezinho Sub-12, Sub-16 e Sub-18
  • Justiça Federal aceita denúncia do MPF contra acusados de garimpo ilegal na Terra Indígena Tenharim Marmelos (AM)
  • Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral podem justificar ausência pelo e-Título
  • Comissão de Constituição e Justiça aprova inclusão de pessoas idosas no programa Educação de Jovens e Adultos
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM