As causas da celulite ainda não são conhecidas em profundidade, ainda que existam diversas suposição não comprovadas para justificar o seu aparecimento, tais como fatores hereditários, cor, etnia e biotipo corporal, por exemplo. Mesmo com todos esses prováveis fatores, é inegável que os cuidados com a pele são uma excelente alternativa para quem pretende evitar o surgimento da celulite. Existem, no mercado, diversos tratamentos estéticos que previnem e amenizam o aspecto das ondulações característico das celulites, restaurando, ainda que parcialmente, o aspecto liso da pele. Para os que não se sentem confortáveis com procedimentos estéticos e preferem ficar longe de qualquer meio artificial de conter o acúmulo de gordura na pele, é importante ressaltar alguns hábitos diários que podem auxiliar no desaparecimento e evitar a formação de novas celulites.
Já que a celulite é o acúmulo de gordura o ganho de peso pode contribuir consideravelmente para o surgimento do problema. Por esse motivo, perder peso é uma excelente alternativa para diminuir o aspecto rugoso da pele.
A água é indispensável para o regular funcionamento do corpo humano, já que a maioria das reações químicas são realizadas em meio aquoso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal de água varia conforme o peso corporal e outros fatores específicos, como as atividades físicas diárias realizadas. De qualquer forma, para um homem com o peso corporal de 70kg, por exemplo, o indicado é o consumo diário de 2,5 litros de água, já para uma mulher de 58kg o consumo recomendado é de 2,2 litros. Essa necessidade está relacionada a diversos benefícios, dentre eles está a elasticidade da pele que, com a quantidade adequada, de água fica mais hidratada e lisa.
A prática de exercícios físicos promove a queima de gorduras e, por esse motivo, é uma ótima opção para eliminar a celulite. Além disso, como ativa a circulação sanguínea, o aspecto da pele percebe melhoras. O ideal é combinar atividade aeróbica e localizada e, mais importante, manter a regularidade.
A utilização de alguns equipamentos estéticos como o manthus pode ajudar na redução da celulite pois atuam na diminuição da gordura localizada utilizando o ultrassom de 3mhz de alta potência combinado com correntes elétricas.
Uma alimentação balanceada, rica em gorduras boas, frutas, legumes e alimentos ricos em fibras pode influenciar significativa no aspecto da pele, colaborando com o desaparecimento de celulites. Por isso, é sempre bom ficar atento ao consumo de sal, açúcares e alimentos industrializados. Comer mais que o necessário e exagerar no consumo de gorduras e carboidratos simples (açúcares e doces) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo o surgimento da celulite.
Apesar de não ser a principal alternativa para diminuir o aspecto rugoso das celulites já existentes, todos esses fatores em conjuntos são capazes de evitar a formação de novos depósitos de gordura e garantir o aspecto natural da pele.
Entretanto, para aquelas pessoas que possuem algum tipo de problema hormonal, somente a prática diária desses hábitos pode não ser suficiente, uma vez que esse tipo de problema requer acompanhamento endocrinológico específico. Porém, é inegável que o desequilíbrio hormonal em homens e mulheres contribui consideravelmente para o aparecimento de celulites.