• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
25 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Homem morre nos EUA por infecção rara por ameba “comedora de cérebro”

Redação por Redação
8 de março de 2023
em Mundo
Foto: Divulgação / CDC

Foto: Divulgação / CDC

181
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Uma pessoa em Charlotte County, na Flórida, nos Estados Unidos, morreu após ser infectada com a rara ameba “comedora de cérebro”, Naegleria fowleri.

A infecção possivelmente resultou de “práticas de lavagem sinusal utilizando água da torneira”, de acordo com um comunicado de imprensa do Departamento de Saúde da Flórida no Condado de Charlotte. O comunicado foi emitido em fevereiro para alertar o público sobre a infecção.

Na quinta-feira (2), o departamento confirmou que a pessoa infectada morreu e as autoridades continuam investigando o caso.

“Uma investigação epidemiológica está sendo conduzida para entender as circunstâncias únicas desta infecção. Posso confirmar que a infecção, infelizmente, resultou em uma morte, e qualquer informação adicional sobre este caso é confidencial para proteger a privacidade do paciente”, disse Jae Williams, secretário de imprensa do Departamento de Saúde, em um comunicado enviado por e-mail.

A infecção por Naegleria fowleri “só pode acontecer quando a água contaminada com amebas entra no corpo pelo nariz”, de acordo com o comunicado de imprensa do departamento.

O Departamento de Saúde da Flórida, no Condado de Charlotte, alertou os residentes a usar apenas água destilada ou estéril ao fazer soluções de enxágue nasal. A água da torneira deve ser fervida por pelo menos um minuto e resfriada antes de ser usada para enxaguar o seio nasal, que normalmente envolve um higienizador.

A água da torneira que não foi esterilizada não é segura para uso como enxaguante nasal, pois não é adequadamente filtrada ou tratada e, portanto, pode conter baixos níveis de microrganismos, como bactérias e protozoários, incluindo amebas, de acordo com o site da Food and Drug Administration (FDA). No entanto, as pessoas não podem ser infectadas ao beber água da torneira, pois o ácido estomacal geralmente mata esses organismos.

O que é a ameba “comedora de cérebro”?

Naegleria fowleri é uma ameba, um organismo vivo unicelular, que pode ser encontrado no solo e na água doce quente, como lagos, rios e fontes termais nos Estados Unidos. Comumente chamada de “ameba comedora de cérebro”, pode causar infecções cerebrais, o que normalmente acontece quando a água contendo ameba sobe pelo nariz, como durante a natação.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, cerca de três pessoas nos país são infectadas a cada ano, e essas infecções geralmente são mortais.

De 1962 a 2021, apenas quatro em cada 154 pessoas nos EUA sobreviveram a uma infecção por ameba “comedora de cérebro”, de acordo com o CDC. No ano passado, um menino morreu infectado depois de nadar no lago Mead, outra criança em Nebraska morreu infectada depois de nadar e um morador do Missouri morreu com a infecção depois de visitar uma praia em Iowa.

Os sinais e sintomas de infecção são inicialmente fortes dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos e podem progredir para rigidez do pescoço, convulsões, alucinações e coma. A infecção é tratada com uma combinação de medicamentos, incluindo o antibiótico azitromicina, o antifúngico fluconazol, o antimicrobiano miltefosina e o corticosteroide dexametasona.

*com informações Jacqueline Howardda via CNN Brasil

Tags: AmebaCérebroComedoraEUAhomemMorreMundoRara

Postagens Relacionadas

Estudo elaborado em coordenação com o Banco Mundial destaca que grande parte de Gaza foi reduzida a escombros. Foto: ONU News
Mundo

Reconstrução de Gaza exigirá US$ 71 bilhões na próxima década

25 de abril de 2026
Foto: Reprodução | Internet
Mundo

Sistemas de saúde da Europa utilizam, cada vez mais, inteligência artificial

24 de abril de 2026
Mulheres e crianças sudanesas deslocadas fazem fila para receber alimentos em um local de distribuição de uma cozinha comunitária da Save the Children no acampamento Daba Naira, em Tawila. Foto: © Unocha/Giles Clarke
Mundo

Sem investimentos, 4 milhões de sudaneses que voltam ao país correm risco

23 de abril de 2026
Próximo
Foto: Ministério do Trabalho/Divulgação

Em 2023, 523 vítimas de trabalho análogo à escravidão foram resgatadas

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Amazonense Matheus Lima encara desafios internacionais nos tatames dos Estados Unidos
  • Mais de 14 mil servidores da Segurança terão reajuste de 4,14%
  • Santuário realiza II Ciclo Romaria de São José, neste domingo (26), percorrendo ruas dos bairros de São Raimundo, Aparecida, Centro e Praça 14
  • Corpo de Bombeiros do Amazonas resgata uma média de quatro animais a cada 24 horas
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM