• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
8 de março de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

“Nós queremos defender as nossas crianças, os nossos adolescentes”, afirma Lula

Em entrevista à Rádio Itatiaia, presidente reafirma a importância da regulação das plataformas digitais, da ampliação de mercados e da soberania brasileira no cenário internacional

Agência Gov Brasil por Agência Gov Brasil
31 de agosto de 2025
em Política
161
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta sexta-feira (29/8), durante entrevista concedida à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, a disposição do Governo Federal em avançar na regulação das plataformas digitais e defender os interesses do país no cenário internacional. Lula comentou as recentes declarações do presidente norte-americano Donald Trump, que ameaçou impor tarifas a países que adotem medidas de regulação sobre empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

“O que é importante o presidente americano compreender é que o Brasil tem uma Constituição, o Brasil tem uma legislação e todas as empresas de qualquer nacionalidade que estejam implantadas no Brasil se submetem à legislação brasileira. Nós queremos defender as nossas crianças, os nossos adolescentes. Semana que vem daremos entrada no Congresso Nacional a proposta do governo para regular definitivamente as Big Techs”

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República

De acordo com Lula, o Brasil seguirá conduzindo suas decisões soberanas de forma responsável e em consonância com a legislação vigente. “O que é importante o presidente americano compreender é que o Brasil tem uma Constituição, o Brasil tem uma legislação e todas as empresas de qualquer nacionalidade que estejam implantadas no Brasil se submetem à legislação brasileira. Nós queremos defender as nossas crianças, os nossos adolescentes. Semana que vem daremos entrada no Congresso Nacional a proposta do governo para regular definitivamente as Big Techs”, destacou.

RECIPROCIDADE — No campo comercial, o presidente ressaltou que a prioridade do governo é defender a competitividade internacional do Brasil. A Lei da Reciprocidade, instrumento já acionado pelo Executivo, estabelece critérios para suspender concessões comerciais ou obrigações de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais que prejudiquem a economia nacional.

Lula confirmou que o Brasil já protocolou pedido formal junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e aguarda disposição dos Estados Unidos para negociar. “Eu não tenho pressa de fazer qualquer coisa com a reciprocidade contra os Estados Unidos. Eu tomei a medida porque eu tenho que andar com o processo. Se o Trump quiser negociar, o Lulinha paz e amor está de volta. Eu não quero guerra com os Estados Unidos. Eu quero negociar”, disse.

O presidente destacou ainda a assimetria atual no comércio bilateral entre os países: “Mais de 73% dos produtos americanos que entram aqui não pagam imposto. Dos 10 mais importantes, 8 são zerados. E a média do que eles pagam é 2,7%. É quase nada. Então, se tem uma coisa que os americanos não podem reclamar, é da relação comercial com o Brasil”.

Lula enfatizou ainda que o Brasil se afirma no cenário internacional com dignidade e autonomia. “O Brasil não é uma republiqueta de banana. O Brasil quer ser respeitado, e o Brasil respeita todo mundo. O que o Brasil faz é não se submeter. Nós não adotamos aquele negócio do complexo de vira-latas. Nós somos iguais. Não queremos conversar com ninguém de forma subalterna”, concluiu.

NOVOS MERCADOS — As afirmações do presidente ocorrem no contexto em que o Brasil superou a marca de 400 novos mercados internacionais abertos desde janeiro de 2023, demonstrando a força da política de diversificação de produtos e destinos. Apenas no primeiro semestre de 2025, as exportações do agronegócio somaram US$ 82,8 bilhões, em linha com o desempenho recorde do ano anterior. Produtos menos tradicionais já registram crescimento de 21% no acumulado do ano.

“Nós abrimos 402 novos mercados para os produtos brasileiros. Se os Estados Unidos não quiserem comprar, vamos procurar outro mercado. Se o leite cair, eu vou procurar outra vaquinha para tirar mais leite. Em outubro, vou à Malásia, no encontro de 11 países asiáticos, e vou lá para vender os produtos brasileiros”, afirmou Lula.

ONU — O presidente também antecipou que sua participação na próxima Assembleia-Geral das Nações Unidas, marcada para 9 de setembro, terá como foco a defesa da democracia, do multilateralismo e da governança global. “Eu acho que vai ser um discurso importante na defesa da democracia, na defesa do multilateralismo. Não é aceitável o genocídio que está acontecendo em Gaza. Eu sou favorável à criação do Estado Palestino, que eles vivam no território demarcado pela ONU e que possam viver harmonicamente e pacificamente com o Estado de Israel. Essa minha posição é antiga, eu não abro mão dela”, reiterou.

Tags: CriançasLulapolítica

Postagens Relacionadas

Imagem ilustrativa. Foto: Reprodução/Canva
Política

Projeto aumenta de 40 para 50 anos a pena máxima para o feminicídio

8 de março de 2026
Foto: © Arquivo/Agência Brasi
Política

Câmara aprova punição para o crime de gerontocídio

8 de março de 2026
Fotos: Victor Levy/SSP-AM, Erlon Rodrigues/PC-AM
Política

Comissão aprova repasse de 10% do Fundo de Segurança para combate a crimes na fronteira

7 de março de 2026
Próximo
Foto: Rafael Nascimento/MS

No Vale do Javari, Agora Tem Especialistas faz novo mutirão em território indígena

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Projeto aumenta de 40 para 50 anos a pena máxima para o feminicídio
  • Câmara aprova punição para o crime de gerontocídio
  • Extração de minérios essenciais pode ter um efeito arrasador, adverte ONU
  • Desconto para licenciamento de publicidade encerra dia 31 de março
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM