• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
16 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

ONU alerta: violência digital alimenta nova onda de abuso contra mulheres e meninas

Redação por Redação
26 de novembro de 2025
em Mundo
Exposição indevida de crianças e adolescentes na internet. (Fotos Beatriz Sampaio e Lyandra PeresPC-AM)

Exposição indevida de crianças e adolescentes na internet. (Fotos Beatriz Sampaio e Lyandra PeresPC-AM)

991
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

As Nações assinalam nesta terça-feira o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

A data é marcada num contexto em que o tipo de violações de direitos humanos continua a ser um dos mais generalizados no mundo, e em que o ambiente digital se tornou um dos principais palcos dessa violência.

Compartilhamento de imagens íntimas

A propagação de perseguição online, discursos de ódio e compartilhamento não consensual de imagens íntimas mostra como a tecnologia amplia práticas abusivas e a incentivar ataques cada vez mais sofisticados.

A campanha deste ano, Una-se pelo Fim da Violência Digital contra Mulheres e Meninas, procura mobilizar governos, empresas tecnológicas, financiadores, organizações feministas e toda a sociedade. Para o secretário-geral, António Guterres, proteger mulheres e meninas online é hoje indispensável para garantir a sua segurança fora da tela.

Mensagem do secretário-geral

Na mensagem deste dia, Guterres sublinha “não podemos permitir que os espaços digitais sejam mais um lugar de insegurança para mulheres e meninas”.

O líder das Nações Unidas qualifica a violência digital como “um flagelo global”, agravado pela velocidade e alcance da tecnologia. O secretário-geral alerta para o crescimento acelerado de assédio online, deepfakes, discurso de ódio e conteúdos misóginos, que passam rapidamente da margem para o centro do debate público.

A mensagem lembra também que a violência que começa no digital pode transformar-se em violência física; desde perseguição e chantagem até agressões e femicídio. Guterres apela a que os Estados criminalizem a violência digital e reforcem o apoio às sobreviventes; às empresas tecnológicas, que garantam plataformas seguras e responsabilização; e às comunidades, que adotem tolerância zero perante o ódio online.

Recordando o 30.º aniversário da Declaração e da Plataforma de Açao de Pequim, ele afirma que garantir a segurança digital das mulheres é agora essencial para a igualdade de gênero.

O secretário-geral defende que “só unidos poderemos construir um mundo onde todas possam viver sem medo e prosperar”.

Violência digital afeta milhões

A violência digital tem aumentado devido a regulamentação insuficiente, ausência de reconhecimento legal em muitos países, anonimato dos agressores, impunidade das plataformas e novas formas de abuso impulsionadas por inteligência artificial.

As sobreviventes sofrem impactos prolongados que vão da saúde mental ao abandono profissional e à retração na participação cívica e política.  Ativistas, jornalistas, defensoras de direitos humanos e mulheres com visibilidade pública estão particularmente expostas a campanhas coordenadas de ódio, difamação e ameaças.

Dados recentes revelam a gravidade do problema: milhões de meninas são vítimas todos os anos de exploração sexual digital.

Estima-se que 38% das mulheres já sofreram violência online e menos de 40% dos países dispõem de leis que as protejam contra assédio ou perseguição digital, deixando cerca de 1,8 bilhões de mulheres e meninas sem qualquer proteção legal.

Impactos acrescidos recaem sobre quem enfrenta discriminações interseccionais, como racismo, capacitismo ou preconceito contra a identidade de gênero ou orientação sexual.

16 dias de ativismo para travar o abuso digital

A campanha Unite, que acontece de 25 de novembro a 10 de dezembro, convoca governos, empresas tecnológicas, doadores, organizações feministas e cidadãos a assumir compromissos concretos.

Entre as prioridades estão aprovar legislação eficaz, garantir plataformas seguras, remover conteúdos prejudiciais, financiar redes de apoio e reforçar a educação digital.

A iniciativa destaca formas de violência como cyberbullying, perseguição online, deepfakes, grooming, catfishing, doxxing e exploração sexual digital, lembrando que o abuso no ecrã pode transformar-se em violência fora dele.

Com o lema global “Não tem Desculpa”, a campanha pretende transformar a indignação coletiva em ação sustentada. O objetivo é assegurar que o mundo digital se torne um espaço seguro, inclusivo e livre de violência para todas as mulheres e meninas.

Tags: InternetMundoONU

Postagens Relacionadas

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução | Canva
Mundo

Destaque no cinema com A Odisseia, Mediterrâneo vive aventura na vida real

13 de agosto de 2026
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Mundo

ONU debate discriminação racial e meios de reparação em nova sessão

12 de agosto de 2026
Pessoas observam os escombros de um prédio que desabou em Cali, Colômbia, após um terremoto. Valentina Escobar Salazar Um prédio em Cali, na Colômbia, ficou em ruínas após um terremoto de magnitude 7,4. Foto: Valentina Escobar Salazar
Mundo

ONU oferece apoio à Colômbia após terremoto de 7.4 que atingiu centro do país

11 de agosto de 2026
Próximo
Fotos – Divulgação / IMMU

Fiscalização de trânsito da Prefeitura de Manaus resulta na remoção de 13 motocicletas na zona Norte

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Iranduba é multada em R$ 2,5 milhões após fiscalização identificar queima de resíduos em lixão
  • Acidente deixa 4 pessoas feridas após carro bater em veículos e caminhão em Manaus
  • Motociclista morre após colidir com picape carregada de carvão na AM-010
  • Dois homens são levados à delegacia após ocultarem placa de motocicleta com capa de celular em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM