• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
30 de julho de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

PL assegura alimentação adaptada aos alunos das redes pública e privada com restrição alimentar

Redação por Redação
19 de abril de 2024
em Política
Foto: Ruth Jucá/ADS e Divulgação/Secom

Foto: Ruth Jucá/ADS e Divulgação/Secom

161
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

No Amazonas, alunos diagnosticados com restrições alimentares são beneficiados com a Lei nº 5.565, que lhes garante cardápio de merenda escolar adaptado às suas restrições. De autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PL), a legislação está vigente desde 2021 e abarca alunos das redes pública e privada de ensino.

De acordo com a Lei, para que o aluno tenha acesso ao cardápio adaptado, os responsáveis devem comprovar a condição mediante laudo médico com Classificação de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), acompanhado ou não de exame comprobatório da patologia, para que haja tempo hábil de aquisição dos produtos necessários, bem como elaboração do cardápio.

“Essa lei é um grande avanço da política de saúde pública voltada aos nossos estudantes. Tenho orgulho desse trabalho, pois sei que ele representa não só qualidade de vida aos estudantes. Mas também, a manutenção da vida dessas crianças, pois em diversas situações já fomos surpreendidos com a notícia pelo Brasil, do falecimento de alunos que ingeriram alimentos dos quais eram proibidos de comer”, comentou Delegado Péricles.

Avó da pequena Amanda Louise, de 8 anos, que nasceu com Hipercolesterolemia Familiar (HF), doença hereditária em que o indivíduo já nasce com valores altos de colesterol, a servidora pública aposentada Jovita Farias destaca a importância da Lei e como ela tem garantido a manutenção da saúde da neta.

“A doença em si já é um grande choque, pois ninguém imagina que um bebê possa nascer com o colesterol tão alto. Depois disso, você pensa como vai cuidar dessa criança, especialmente no ambiente escolar onde você não tem controle do que é servido. Com essa Lei, ficamos mais aliviados em saber que na escola, ela também vai ser cuidada e não terá acesso aquilo que por recomendação médica não pode comer”, ressaltou Jovita Farias.

Na ocasião de sua votação pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a propositura também foi assinada pelos deputados Wilker Barreto, Alessandra Campelo e Therezinha Ruiz.

Tags: alimentaçãoAMAmazonasEscolaLeiManausMerendaMerenda escolarnotíciasPortal AM

Postagens Relacionadas

Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Maraã
Política

TRE-AM mantém, por unanimidade, cassação de vereadores de Maraã por fraude à cota de gênero

29 de julho de 2026
Fotos: Júnior Souza / TRE-AM
Política

TRE-AM mantém cassação e inelegibilidade de vereador por fraude à cota de gênero em Itacoatiara

29 de julho de 2026
Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil
Política

Saiba como vai funcionar a biometria nas eleições deste ano

29 de julho de 2026
Próximo
Foto: Divulgação

Semana da Arte e do Livro do Amazonas Shopping terá oficinas de papercraft e bate papo com artistas locais, no fim de semana

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Operação desarticula organização criminosa que atuava no Acre e Amazonas
  • Assaltante rouba R$ 42 mil entre medicamentos Ozempic, Mounjaro e dinheiro de farmácia em Manaus
  • Câmera flagra homens tentando furtar lixeiras no bairro Japiim em Manaus
  • PF incinera mais de 3,5 toneladas de drogas em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM