• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
5 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Preços dos alimentos caem em outubro com reservas recordes de cereais

Índice de Preços dos Alimentos teve queda de 1,6% em relação a setembro, impulsionado pela ampla oferta mundial; produção e comércio seguem em expansão.

Redação por Redação
10 de novembro de 2025
em Mundo
Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

158
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Índice de Preços dos Alimentos da FAO, que acompanha mensalmente as variações nos preços internacionais de um conjunto de matérias-primas, obteve uma média de 126,4 pontos em outubro, queda de 1,6% em relação a setembro.

Cereais baixaram 1,3%.  O trigo recuou 1%, os cereais secundários 1,1%, e o arroz 2,5%.

Já a carne teve redução de 2%, puxada por quedas acentuadas nos preços de suínos e aves, enquanto a carne bovina continuou a subir, influenciada pela forte procura global e pelo aumento nas cotações da Austrália.

Os derivados do leite registraram redução de 3,4%, puxada pela diminuição nas cotações da manteiga, reflexo da ampla disponibilidade de exportações da União Europeia e da Nova Zelândia. O leite em pó também apresentou baixa, devido à fraca procura e à intensa concorrência entre exportadores.

Açúcar atinge menor nível desde 2020

O Índice de Açúcar da FAO caiu 5,3% em comparação com setembro, alcançando o nível mais baixo desde dezembro de 2020.

A queda foi impulsionada pela forte produção no Brasil e pelas expectativas de colheitas maiores na Tailândia e na Índia.
A redução nos preços do petróleo bruto também pressionou o açúcar para baixo, reduzindo a procura pelo produto no setor de biocombustíveis.

Óleos vegetais, produção e estoques de cereais

O Índice de Óleos Vegetais foi a única categoria com alta no mês, subindo 0,9%, o maior valor desde julho de 2022. O aumento refletiu a valorização dos óleos de palma, colza, soja e girassol, impulsionada por mandatos de biocombustíveis e atrasos nas colheitas na região do Mar Negro.

As novas previsões da FAO indicam que a produção mundial de cereais deve crescer 4,4% em 2025, atingindo 2,99 bilhões de toneladas, o maior volume já registado. O aumento abrange todas as principais culturas.

O consumo global deve subir 1,8% em 2025/26, para 2,93 mil milhões de toneladas, sustentado pela ampla oferta e pelos preços mais baixos, com destaque para o crescimento do uso de cereais na alimentação animal.

Com base nestas projeções, os estoques mundiais devem expandir-se 5,7%, alcançando 916,3 milhões de toneladas, o que elevará a relação entre estoques e consumo global a 31,1%, o nível mais alto desde 2017/2018.

Comércio global de cereais também cresce

A FAO prevê que o comércio internacional de cereais aumente 3,2% na temporada 2025/26, totalizando 499,5 milhões de toneladas.

O trigo deverá liderar esse crescimento, impulsionado pela maior procura na Ásia, O Sistema de Informação sobre Mercados Agrícolas, sediado na FAO, também publicou o seu relatório mensal, destacando uma redução das restrições às exportações de produtos básicos.

Países como Argentina, Índia e Rússia, responsáveis por grande parte das medidas entre 2024 e meados de 2025, começaram a aliviar as limitações, favorecendo o fluxo comercial internacional.

A FAO divulgará uma análise mais detalhada do mercado mundial de cereais no próximo relatório Panorama Alimentar, em 13 de novembro.

Tags: FAOMundoOutubro

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação
Mundo

Natal: da Praia a Ceia com Sushi, conheça a festa no mundo

5 de dezembro de 2025
Foto: Reprodução | Canva
Mundo

80% dos trabalhadores rurais da América Latina ainda estão na informalidade

4 de dezembro de 2025
Foto: ONU News (gerada por IA)
Mundo

Desenvolvimento da IA pode ampliar desigualdades regionais, alerta relatório

4 de dezembro de 2025
Próximo
Foto: © Bruno Peres/Agência Brasil

Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B
  • Estudo mostra que 4 milhões de pessoas estão sob domínio armado no Rio
  • Energia solar protagoniza crescimento da matriz elétrica do Brasil em novembro
  • Natal: da Praia a Ceia com Sushi, conheça a festa no mundo
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM