• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
19 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia Interior

Prefeitura de Figueiredo atua junto à Eletronorte e exige plano de contingência da empresa sobre abertura das comportas de Balbina

Redação por Redação
12 de abril de 2022
em Interior
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

168
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Presidente Figueiredo (AM) – Com o objetivo de conseguir maior comprometimento da Eletronorte, responsável pela usina hidrelétrica de Balbina, sobre um plano de contingência, direcionado às mais de 1.300 pessoas que vivem nas comunidades do ramal da Morena e demais comunidades localizadas ao longo das margens do rio Uatumã, a prefeitura de Presidente Figueiredo solicitou uma reunião junto à diretoria da empresa.

Essa reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (11/04), na sede da usina, localizada na vila de Balbina, distrito do município, e contou com a presença da prefeita Patrícia Lopes, do corpo jurídico da prefeitura, do engenheiro Milton Menezes, responsável pela usina, e demais técnicos da empresa.

Segundo a prefeita Patrícia Lopes, a ação cautelar impetrada pelo município não visa impedir o fechamento das comportas (que inclusive foram abertas no dia 7 deste mês), mas somente a suspensão que da abertura total das 4 comportas, enquanto a empresa não apresentasse um plano de contingência, com o objetivo de minimizar o impacto que possivelmente a ação causará no meio ambiente na vida dos moradores da região localizada ao longo do rio Uatumã e adjacências.

“Viemos aqui primeiro para alinhar as informações junto à empresa, para evitarmos o pânico e as Fake News que estão sendo veiculadas, que tão somente têm o objetivo de confundir as pessoas. Além disso, queremos sim saber dos representantes da empresa, o que será feito para minimizarmos os impactos que sabemos que essas pessoas irão sofrer com a continuidade da abertura dessas comportas”, explicou a prefeita.

Com certa surpresa, Patrícia Lopes constatou que não havia sido feito pela empresa, nenhum plano de ação para auxiliar os moradores da região, que já está inclusive, sendo alagada.

“Precisamos que a empresa que tem o corpo técnico com bastante conhecimento sobre a região, e que está acompanhando diariamente o avanço do nível da água, se comprometa com os comunitários, e nos apresente este plano de contingência, algo que inclusive já deveria ter sido elaborado para colocarmos em prática junto com a Defesa Civil Estadual e Municipal”.

Por parte da prefeitura, Patrícia Lopes explicou toda a estrutura que já está disponível para os moradores da região afetada.

“Estamos com uma estrutura montada na entrada do ramal da Morena com uma equipe trabalhando 24 horas, para que possamos prestar qualquer assistência necessária. Também ampliamos nossos serviços nas áreas de saúde, assistência social e no escoamento da produção local”, explicou a prefeita, que reafirmou ainda, a exigência do Executivo Municipal, para que a empresa assuma também as suas responsabilidades principalmente na área social junto aos comunitários.

Após essa reunião, foi iniciada de forma virtual, uma audiência com a participação da representante do Ministério Público Estadual, promotora Dra Karla Christina, do Procurador Geral do Município Dr. João Bosco Junior, bem como do representante da Eletronorte, engenheiro Milton Menezes, onde ficou definido formalmente que a empresa se comprometeu apresentar o PLACON e também colaborar com a assistência aos moradores, bem como se responsabilizar com possíveis danos materiais e ambientais que causar.

Tags: BalbinaEletronorteHidroelétricaInteriorPortal AMPresidente Figueredo

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação/SSP-AM
Interior

Base Tiradentes vai reforçar patrulhamento na região do Médio Solimões, no Amazonas

3 de abril de 2023
Foto: Divulgação/CBMAM
Interior

Corpo de Bombeiros combate incêndios em residências no interior, no fim de semana

6 de março de 2023
Foto: Michela Amazonas
Interior

Homem pula no rio para salvar pitbull de afogamento em Parintins

22 de fevereiro de 2023
Próximo
Fotos: João Pedro Sales/Procon-AM

Procon-AM apreende mais de 20 quilos em alimentos e produtos de limpeza na zona centro-oeste de Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Aumento do uso de canetas emagrecedoras já impacta consumo em bares e restaurantes no amazonas
  • Manaus atinge marca de 6 milhões de metros quadrados licenciados com alvarás de construção na gestão
  • CIF: Corpo de Bombeiros multa e notifica bar que funcionava sem documentação no Vieiralves
  • FMI: economia pode crescer 3,3% em 2026 em meio a desafios geopolíticos e fiscais
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM