• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
3 de novembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Prefeitura realiza Campanha Municipal de Combate ao Bullying Escolar

Redação por Redação
4 de março de 2021
em Amazônia
Foto – Divulgação / Semed

Foto – Divulgação / Semed

168
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta semana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Campanha Municipal de Combate ao Bullying Escolar 2021, referente ao “Março Laranja”, que faz parte do Calendário Oficial de Manaus. A meta é alcançar todos os alunos da rede municipal de ensino com ações alusivas à temática, com diversas atividades on-line durante todo o mês.

Segundo a assessora técnica da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Eliana Hayden, o trabalho pedagógico dos educadores sobre a temática é altamente relevante, porque visa informar aos alunos que o bullying é uma atitude desrespeitosa.

“Recebemos a orientação do prefeito David Almeida para que todas as campanhas da Semed tenham o objetivo de desconstruir a cultura da violência e construir a cultura da paz. A campanha ‘Março Laranja’ também tem esse propósito, visto que o bullying, o ciberbullying, como outras formas de violência, são fenómenos que se registram com muita preocupação na vida das crianças e dos adolescentes, podendo ser devastadores, chegando a ter um impacto negativo em várias áreas da vida das vítimas”, disse Eliana.

A assessora técnica disse também que as ações preventivas e educativas têm a intenção de despertar em todos a cultura do respeito, da empatia e da capacidade de se colocar no lugar do outro, evitando a prática repetida da violência, que na maioria das vezes causa danos irreversíveis na vida da vítima. “A campanha encontra-se no calendário macro e na proposta pedagógica da secretaria.  As escolas, ao realizarem o plano de aula, também já inserem o tema ‘Prevenção e combate ao bullying escolar’”, informou.

“Nesse sentido, a Semed orienta as escolas para realizarem algumas ações, de acordo com sua realidade como: propor aos alunos e familiares a realização de estudos e pesquisas sobre o bullying e ciberbullying; implementação de regras de convivência entre alunos e professores para prevenir o bullying escolar; realização de atividades que desperte nos alunos os valores de respeito, tolerância e solidariedade; supervisão e acompanhamento de alunos com comportamentos agressivos e abusivos; realização de rodas de conversas com alunos e famílias para dialogar sobre o bullying, entre outras atividades”, contou Eliana Hayden.

Março Laranja 

O “Março Laranja” visa promover, no âmbito escolar e na sociedade em geral, o debate sobre o bullying nas escolas, estimulando campanhas educativas e informativas, bem como a sensibilização, o diagnóstico e a prevenção desse tipo de violência, envolvendo a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas áreas da educação e da proteção à criança e ao adolescente.

Conheça os vários tipos de bullying:

  • Físico – bater, empurrar, cercar, puxar os cabelos, perseguir, roubar ou destruirobjetos pessoais da vítima;
  • Verbal – difamar, provocar, ameaçar, insultar, colocar apelidos maldosos;
  • Sexual – assediar, abusar ou tocar de forma não consentida, indesejada e inapropriada no corpo da vítima;
  • Psicológico – coagir, intimidar, discriminar, humilhar, falar impropérios para a vítima;
  • Ciberbullying– adotar os comportamentos acima referidos (à exceção dos físicos), através das tecnologias da informação e comunicação. Os comportamentos de bullying podem se encaixar simultaneamente em mais do que um desses tipos.

 

Tags: Bullying Escolar

Postagens Relacionadas

Fotos: Arquivo/DPE-AM
Amazônia

Defensoria do Amazonas realiza atendimentos jurídicos em Itapiranga entre os dias 16 e 19 de novembro

2 de novembro de 2026
J7 PRESS – AM
Amazônia

Papai Noel chega a Manaus em 2 de novembro e abre o Natal em Shopping

1 de novembro de 2026
fotos – Divulgação/Semsa
Amazônia

Campanha de vacinação antirrábica 2026 da prefeitura já atendeu 140 mil animais em Manaus e segue até 30 de novembro

1 de novembro de 2026
Próximo

Procon-AM realiza campanha remota para “zerar” audiências entre consumidores e empresas mais reclamadas

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Brasil contribui para avanços das ações de proteção da biodiversidade
  • Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade
  • Unesco: 189 jornalistas foram mortos no mundo em 2024 e 2025
  • Governo Federal aprova R$ 45,2 milhões para ajudar o Amazonas
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM