• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
23 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Entretenimento

Projeto Puxirum reúne artistas dos mais diversos segmentos em Parintins

Redação por Redação
5 de fevereiro de 2021
em Entretenimento, Esportes
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O projeto Puxirum foi contemplado no Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei Aldir Blanc, apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e o Governo Federal

O parintinense é um artista multifacetado, ele trabalha em diversos segmentos, seja na dança, figurino ou música. Pensando nisso, um grupo de artistas se reuniram para criar o projeto Puxirum, uma maneira de reunir profissionais artísticos dos mais diversos segmentos na Ilha Tupinambarana.

A palavra Puxirum é originária do Tupi e significa mutirão. O projeto é coordenado pelo ator, diretor e pesquisador em Artes Cênicas, Fabiano Baraúna, e tem como colaboradores artísticos a professora e bailarina, Irian Butel, o artista plástico Geremias (Gereca) Pantoja e Erivan Tuchê na construção poética da Mostra de Artes Integradas, e foi contemplado no Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei Aldir Blanc, apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e o Governo Federal.

Fabiano Baraúna contou que a ideia do projeto Puxirum surgiu com o produtor cultural Victor Kaleb e tinha o proposto de fazer trabalhos presenciais, mas teve que se adaptar com a pandemia da Covid-19.

“A ideia principal era trabalhar na Mostra com oficinas artísticas de forma presencial e com espetáculos e performances pala cidade. Com o aumento da pandemia, tivemos que nos ressignificar e adaptar quase todos os trabalhos para um formato virtual. Apenas três oficinas estão em formato presencial, com um público reduzido, a oficina de muralismo, estamparia e oficina de Teatro de Rua”, disse.

Os artistas que integram o Puxirum trabalham no Festival Folclórico de Parintins e no carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro. Irian Butel, coordenadora artístico pedagógico, destacou que eles vão unir forças para expandir o projeto.

“Importante ressaltar que o Puxirum é uma convergência de projetos. Muitos artistas que tiveram projetos aprovados no município estão vindo somar com a gente. Eu avalio essa iniciativa de forma positiva, estamos transformando a dificuldade da pandemia em produção artística para o município”, disse.

Geremias Pantoja terá uma exposição de caricaturas no Mercado Municipal de Parintins. Ele espera uma boa receptividade por parte do público.

“A expectativa é que esse trabalho seja bem aceito, tenho certeza que vai ganhar uma dimensão muito grande. Nós temos vários artistas renomados somando conosco”, explica.

União

As atividades do projeto Puxirum estão sendo realizadas no Centro Educacional Infantil Chapeuzinho Vermelho, com aval da Secretaria Municipal de Parintins.

Iracema Hatta, gestora da unidade escolar, destacou a parceria firmada com o Puxirum e destacou a união de arte e educação.

“Enquanto não acontecem as aulas presenciais, em conversa com o secretário de Educação, Azamor Pessoa, a escola está à disposição do projeto para reuniões ou produções, com uma equipe reduzida para, no máximo, seis pessoas. Acho importante a parceria Educação/Arte/Cultura e apoio o Puxirum por essa visão também”, explica.

Sobre a pandemia, Iracema ressalta que o Centro Educacional Infantil Chapeuzinho Vermelho suspendeu as aulas presenciais e destacou as aulas remotas de 2020.

“A pandemia nos impulsionou a fazer trabalhos educacionais diferenciados. Em 2020, adotamos o modo remoto, e algumas professoras entregavam as atividades na casa dos alunos de 15 em 15 dias. Se necessário esse ano adotaremos o mesmo sistema. Já fiz os grupos de pais 2021”, ressalta.

Artistas

Os profissionais que fazem parte do projeto Puxirum somam trabalhos nos bois Caprichoso e Garantido. Artistas como Algles Ferreira, Alex Salvador, Alessandro Oliveira, Élio Siqueira, Leonardo Pantoja, Rodrigo Cabral e Pedro Evangelista integram o time.

Pedro Evangelista trabalha como coreógrafo do Boi Garantido há mais de 20 anos. Com o Puxirum, ele vai estrear no segmento de Artes Visuais.

O teatrólogo Ismael Farias, um dos criadores do Grupo de Teatro UlhaJá!, vai ministrar uma oficina sobre confecção e técnicas de perna de pau.

Confira o time de artistas que fazem parte do Puxirum

– Algles Ferreira
– Alessandro Oliveira
– Alex Salvador
– Aury Cordovil
– Cézar Nogueira
– Coletivo literário Poesia Parintins (Clipe)
– Dagilza Oliveira Araújo
– Derick Tavares
– Élio Siqueira
– Geremias Pantoja (Gereca)
– Glaedson Azevedo
– Ismael Farias
– Jr Fuziel
– Karlen Santos
– Leonardo Pantoja
– Luh Cansanção
– Marcia Santos
– Mário Oliveira
– Pedro Evangelista
– Rodrigo Cabral
– Marcelo Bilela
– Miguel Carneiro
– Nadine Campos
– Simone Barbosa
– Vitor Kaleb
– Waldir Santana

Tags: artistasParintins

Postagens Relacionadas

Amazonense se une ao trio de arbitragem brasileiro na competição continental, que será realizada no mês de outubro, em Assunção, no Paraguai Foto: Deborah Melo/FAF
Esportes

FAF e CEAF divulgam escala de arbitragem da final da Copa da Floresta Bemol 2026

23 de julho de 2026
Adriana Costa Farias alcança mais um feito histórico na carreira, na mesma partida que marcará a estreia dos equipamentos próprios do árbitro de vídeo da Federação Amazonense de Futebol. Foto: Divulgação
Esportes

Primeira árbitra amazonense a atuar como VAR estreia na final da Copa da Floresta Bemol 2026

22 de julho de 2026
Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução | Canva
Esportes

Liga das Nações: seleção feminina pega Japão na quarta em 1º mata-mata

21 de julho de 2026
Próximo
Cemitério Nossa Senhora Aparecida. Foto: Alex Pazuello/Semcom

Pesquisadores da Fiocruz e do INPA defendem Lockdown para evitar novas mortes na 3ª onda

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Suspeito de matar vizinho a facadas em bar de Manaus é preso em aeroporto de SP
  • Mais de 700 kg de skunk com embalagens de ‘Freiras e Louis Vitton’ são apreendidos no AM
  • PF prende homem em flagrante por crime de abuso sexual infantojuvenil
  • Centro de Controle de Zoonoses avança na imunização antirrábica de cães e gatos em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM