• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
9 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Relatório aponta que 152 milhões de bebês nasceram prematuros na última década

Redação por Redação
13 de maio de 2023
em Mundo
Um bebê prematuro de um dia de vida recebe cuidados vitais 24 horas por dia na unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital na Etiópia. - Foto: Unicef:Raphael Pouget

Um bebê prematuro de um dia de vida recebe cuidados vitais 24 horas por dia na unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital na Etiópia. - Foto: Unicef:Raphael Pouget

187
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Documento chama a atenção para “emergência silenciosa”; Brasil e Moçambique aparecem na lista que totaliza 13,4 milhões de casos, no mundo, em 2020; sequelas em podem durar por toda a vida e provocar atrasos no desenvolvimento.

Cerca de 13,4 milhões de bebês nasceram antes da hora em 2020, revela um estudo apoiado pelas Nações Unidas.

O relatório Nascido Cedo Demais: Década de Ação sobre Nascimento Prematuro, em inglês, estima que 1 milhão de crianças vindas ao mundo antes de 37 semanas de gravidez morreram por complicações, ou um em cada 10 bebês.

Moçambique e Brasil

A análise global considera aspectos da evolução sobre o tema, incluindo detalhes sobre probabilidades de sobrevivência de acordo com o local de nascimento, o rendimento familiar e a raça do bebê.

© UNICEF/Murtadha Ridha Um bebê prematuro, que está em uma incubadora há quase um mês, é monitorado de perto em um hospital no Iraque.
© UNICEF/Murtadha Ridha Um bebê prematuro, que está em uma incubadora há quase um mês, é monitorado de perto em um hospital no Iraque.

O documento também inclui recomendações para mitigar riscos e melhorar o atendimento à mulher e ao recém-nascido prematuro.

Em relação a países lusófonos, o relatório cita um sistema eletrônico com dados de saúde que melhora a disponibilidade de informações sobre nascimentos prematuros em Moçambique. O tipo de monitoramento e avaliação mostra a capacidade de se produzirem estatísticas, mesmo com limitações na economia e saúde públicas.

O documento menciona ainda os benefícios aos dispor de 400 mil membros de comunidades indígenas na América do Sul, graças a uma iniciativa coordenada pela Organização Pan-Americana da Saúde apoiada pelo Brasil.

Remuneração em casos de parto seguido de internação

O Projeto Chaco atende as necessidades de saúde materna e neonatal através de intervenções que acontecem em partes de Bolívia, Paraguai e Argentina.

O Brasil também é mencionado por ter sido “um modelo de advocacia e diálogo entre políticos e autoridades em relação à licença-maternidade”, adotada em 2020.

O Supremo Tribunal Federal aprovou a prorrogação do pagamento salarial para casos de parto seguido de internação, seja por prematuridade ou por qualquer condição de saúde que tenha levado a mãe ou o bebê à internação após o parto.

Em relação à cesariana, o país está em segundo lugar com 55,3% em termos de nações com mais da metade dos nascimentos. Em primeiro está a República Dominicana com a taxa de 58,1%. A tendência de aumento observado nos últimos 30 anos deve subir ainda mais e chegar a um terço nesta década.

© Unicef/Rahani Kaur Uma futura mãe de 19 anos se prepara para dar à luz em Calcutá, na Índia.
© Unicef/Rahani Kaur Uma futura mãe de 19 anos se prepara para dar à luz em Calcutá, na Índia.

Aliança mundial

Especialistas da Organização Mundial da Saúde, OMS, e do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, colaboração no trabalho com a maior aliança mundial em favor de mulheres, crianças e adolescentes.

A agências defendem que “soe o alarme sobre a emergência silenciosa do nascimento prematuro”, cuja magnitude e gravidade há muito não são reconhecidas, mesmo travando avanços na saúde e sobrevivência infantis.

A taxa de partos antes do tempo não mudaram em nenhuma região do mundo na última década, com 152 milhões de bebês prematuros entre 2010 e 2020. A principal causa de mortalidade infantil mata uma em cada cinco menores de cinco anos.

Maior probabilidade de incapacidade e atrasos

As consequências para a saúde dos sobreviventes de parto prematuro podem durar por toda a vida, com maior probabilidade de barreiras e atrasos no desenvolvimento.

Para ilustrar a influência do local de nascimento sobre sua chance de sobrevivência, o relatório revela que um em cada 10 bebês bastante prematuros sobrevive em países de baixa renda. Mais de 90% em países de alta renda.

O diretor de Saúde do Unicef, Steven Lauwerier, destacou que cada morte pelo problema cria “um rastro de perda e desgosto”.

Ele aponta um custo arrasador da situação, apesar dos muitos avanços globais na última década, excluindo a redução do número de bebês nascidos muito cedo ou a prevenção do risco de sua morte.

Para Lauwerier, o momento atual é para melhorar o acesso aos cuidados para mães grávidas e bebês prematuros, além de se garantir que todas as crianças tenham um começo de vida saudável e prosperem.

 

 

 

 

Tags: BebêsdécadaMundoONURelatório

Postagens Relacionadas

As Nações Unidas estão apoiando os esforços de ajuda humanitária após o terremoto na Venezuela. Foto: Ocha/Veronique Durroux
Mundo

Perdas de moradias por terremotos na Venezuela podem chegar a US$ 37 bilhões

8 de julho de 2026
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Mundo

Relatora da ONU diz que racismo e discriminação persistem no esporte

7 de julho de 2026
© PRF/MG
Mundo

OMS reúne especialistas para formular novas orientações de segurança nas estradas

6 de julho de 2026
Próximo
Divulgação

Leitura para mães que desejam uma boa noite de sono

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Avança alerta imediato em casos de desaparecimento de crianças e idosos
  • Mulher é atropelada e agredida pelo ex-companheiro em Novo Aripuanã
  • Trio suspeito de 20 assaltos a ônibus é preso em operação da polícia em Manaus
  • FICCO/AM faz operação contra lavagem de dinheiro oriundo de tráfico de drogas
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM