Em um mercado de trabalho cada vez mais pautado pelo bem-estar dos profissionais e pela valorização das relações interpessoais, a demissão humanizada emerge como uma prática essencial que busca harmonizar a necessidade de redução de quadro de colaboradores, com o respeito à dignidade e às emoções de cada perfil.
A demissão humanizada é uma resposta à crescente conscientização sobre a importância da saúde emocional dos colaboradores, mesmo quando eles estão saindo da empresa. Não se trata apenas de uma tendência ética, mas também de uma estratégia inteligente de negócios, pois pode ter um impacto positivo na marca da empresa, na conduta interna do time e na retenção de talentos.
De acordo com Flávio Legieri, CEO da Intelligenza IT, práticas de empatia contribuem para a reputação de qualquer companhia, promovendo uma cultura de respeito e cuidado com as pessoas e pode até mesmo resultar em uma maior lealdade e recomendação dos ex-funcionários.
“A demissão humanizada cumpre um papel social importante, posicionando a organização como parte integrante da sociedade, preocupada com o impacto de suas ações”, afirma Legieri, que ainda ressalta a importância do processo ser transparente do começo ao fim. “É necessário entender, que essa é uma abordagem que tem início como uma gestão de pessoas verdadeiramente humanizada. O foco deve abranger todo o ciclo de vida do colaborador na empresa, já que, em muitos casos, a demissão resulta de escolhas erradas ou falhas na condução do desenvolvimento profissional”.
Para efetivamente implementar a demissão humanizada, é necessário a criação de processos que avaliem e melhorem a experiência do colaborador e o desenvolvimento de líderes capazes de conduzir essa abordagem no dia a dia da empresa. Legieri compartilha algumas características que irão auxiliar as empresas a tornarem essa prática natural e simples. Confira!
1 – Comunicação transparente: uma conversa aberta ajuda os colaboradores a entenderem melhor a situação e a aceitarem o desligamento de maneira mais suave.
2 – Apoio pós-demissão: buscar oferecer suporte aos ex-colaboradores após a demissão, como aconselhamento de carreira, treinamento para reinserção no mercado de trabalho e assistência na busca por novas oportunidades.
3 – Respeito: neste momento é imprescindível que as empresas busquem manter a integridade dos profissionais, evitando qualquer constrangimento, bem como espaço para se despedir dos demais colegas. Vale também dar a oportunidade para que comente sobre o que está sentindo e suas considerações em relação ao tempo de casa e até mesmo sobre o processo de rescisão do contrato.
4 – Feedback: proporcionar um feedback construtivo, ajudando-os a entender áreas em que podem melhorar para futuras oportunidades.
5 – Revisão de processos internos: realizar uma avaliação sobre os processos internos de demissão ajudam a garantir que eles se alinhem com os princípios da demissão humanizada e atendam aos padrões éticos mais elevados.