• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
6 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza Fórum Amazonas de Museus

Encontro acontece nos dias 23 e 24 de novembro, em formato híbrido

Redação por Redação
20 de novembro de 2021
em Cultura
FOTO: Michael Dantas

FOTO: Michael Dantas

182
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realiza a primeira edição do Fórum Amazonas de Museus, nos dias 23 e 24 de novembro, das 14h às 17h, em formato híbrido.

A transmissão on-line vai ser por meio do canal Cultura do AM no Youtube, enquanto 100 vagas estão disponíveis para participação presencial, no Palacete Provincial, com inscrições no Instagram da Cultura (@culturadoam).

O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que o Fórum Amazonas de Museus tem a proposta de reunir estudantes, pesquisadores e profissionais para buscar propostas que fortaleçam os museus, empregando ciência, tecnologia e inovação; além de repensar o Museu após a flexibilização das medidas restritivas de combate à pandemia, a fim de diversificar, potencializar e disseminar conhecimento.

“Estamos avaliando cenário e propostas para nortear a retomada das atividades dentro dos nossos museus e aproximar a comunidade acadêmica e a população”, afirma o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa.

Programação

Na abertura, tem o painel “Plataformas Digitais nos Museus”, com Orlando Manescky, artista e doutor em Comunicação e Semiótica, que vai ministrar a palestra “Amazônia: Processos de pesquisa e construção de uma coleção em viva”; e Brendan Ciecko, fundador e CEO da Cuseum, uma plataforma que ajuda museus e organizações culturais a atrair visitantes, interessados e patrocinadores, que vai falar sobre “Como a tecnologia emergiu como o principal impulsionador de engajamento, inspiração e inovação em museus durante a pandemia”.

A palestra do norte-americano Brendan Ciecko, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, vai contar com tradução simultânea.

No dia 24, o painel “Museu e Economia Criativa”, com Valcir Bispo Santos, doutor em Planejamento Urbano e Regional, vai abordar o tema “Museu como espaço de desenvolvimento econômico: principais desafios e políticas públicas”; e “Importância na Preservação Museológica através de Acervos Digitais”, com Leandro Aguiar, mestre em Ciência da Informação, que vai ministrar a palestra “Patrimônio para quê? A função social e a importância da preservação do patrimônio cultural no Amazonas”.

Tags: AmazonasCEOCulturaManausMuseusPortal AM

Postagens Relacionadas

Fotos – Vinícius Paz/Semtepi
Cultura

Confira a programação completa do ‘SouGamer SouGeek’ no Casarão Cassina e Bernardo Ramos

5 de setembro de 2026
Foto: Divulgação
Cultura

SouManaus Passo a Paço 2026’ transforma centro histórico em grande palco da cultura, música, arte e identidade amazônica

4 de setembro de 2026
Foto: Divulgação
Cultura

Documentário “Um Olhar Inquieto” é lançado no AM

3 de setembro de 2026
Próximo
Foto: © Lucas Figueiredo/CBF

Brasil diminui distância para líder Bélgica no ranking de seleções

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Apenas 1 em cada 5 motociclistas de app tem cobertura previdenciária
  • SUS tem primeira central que conecta e monitora pacientes de UTI’s em locais distantes
  • Confira a orienta sobre prevenção e cuidado com doenças diarreicas que têm aumento no verão
  • CBF anuncia amistosos da seleção brasileira contra Japão e Singapura
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM