• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
20 de outubro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

Equipamentos foram instalados no Parque Estadual Matupiri e nas RDS do Igapó-Açu e do Rio Amapá

Redação por Redação
13 de fevereiro de 2026
em Meio Ambiente
Fotos: Divulgação/Sema

Fotos: Divulgação/Sema

158
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, de segunda-feira (09/02) até esta quinta-feira (12/02), a instalação de câmeras trap no Parque Estadual Matupiri e nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Igapó-Açu e do Rio Amapá, Unidades de Conservação localizadas na área de influência da BR-319.

A ação tem como objetivo registrar imagens de fauna de médio e grande porte nas Unidades de Conservação (UC), ampliando o conhecimento sobre a ocorrência de espécies e contribuindo para o planejamento das estratégias de gestão e conservação desses territórios.

“Com a instalação das câmeras, avançamos no monitoramento da fauna das Unidades de Conservação da BR-319, fortalecendo a produção de dados técnicos que orientam nossas decisões de gestão e apoiam as comunidades que vivem nesses territórios”, afirmou o gestor da RDS Igapó-Açu e do Parque Estadual Matupiri, Cristiano Gonçalves.

Programa de Monitoramento da Biodiversidade

A atividade está inserida no Programa de Monitoramento da Biodiversidade e Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc), executado pela Sema. O monitoramento sistemático da biodiversidade é uma ferramenta essencial para avaliar a saúde dos ecossistemas, identificar mudanças na dinâmica das espécies e subsidiar políticas públicas baseadas em evidências.

Inicialmente, foram instaladas duas câmeras por trilha, considerando duas trilhas em cada UC, totalizando seis equipamentos nesta etapa. Em maio deste ano, serão instaladas outras quatro câmeras por trilha, alcançando a entrega total de 18 equipamentos nas três Unidades de Conservação.

Parte das câmeras foi financiada pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), e outra parte adquirida no âmbito da Rede de Proteção e Conservação da Biodiversidade por meio de Tecnologias (Redt/AM), criada a partir de termo de cooperação firmado entre o Governo do Amazonas e a Embaixada da Coreia do Sul, parceria que também viabilizou a entrega de monitores de qualidade do ar para todos os municípios do estado.

O Probuc é financiado com recursos do Arpa, iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com gestão e execução financeira do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). No Amazonas, o programa é executado por meio da Sema em 24 Unidades de Conservação estaduais

Tags: BR-319conservaçãoMeio Ambiente

Postagens Relacionadas

© Divulgação do governo do estado do Rio
Meio Ambiente

Rio: reserva marinha alia proteção ambiental com atividades econômicas

20 de outubro de 2026
Foto: Camile Lugarini
Meio Ambiente

COP17 da Biodiversidade começa segunda-feira na Armênia

19 de outubro de 2026
© Cenipa/Divulgação
Meio Ambiente

Brasil é 2º maior importador de pesticidas proibidos na UE, diz Oxfam

18 de outubro de 2026
Próximo
© Raphael Ribeiro/BCB

Governo publica programação do Orçamento em 2026

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Enamed 2026: Inep divulga gabarito preliminar da reaplicação da prova
  • Justiça determina realização de concurso na Cigás
  • Defensoria percorre a região do Médio Purus em atendimento à população ribeirinha e indígena
  • Em Manaquiri, MPAM recomenda reforma de UBS interditada e medidas para garantir atendimento à população
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM