• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
27 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Tanzânia deve subir impostos sobre produtos do tabaco para conter mortes

Cigarros e outros derivados são a causa de mais de 21.800 óbitos prematuros no país africano; Modelo de Simulação de Taxação é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, como medida de redução do tabagismo.

Redação por Redação
11 de maio de 2026
em Mundo
Foto: Reprodução/Canva

Foto: Reprodução/Canva

165
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Parlamento da Tanzânia solicitou a assistência técnica e financeira da Organização Mundial da Saúde, OMS, para aprofundar a análise da tributação do tabaco, considerada a medida isolada mais eficaz e custo-efetiva para reduzir o tabagismo.

Em estreita parceria com os especialistas técnicos da OMS na região, o Ministério da Saúde organizou uma reunião de trabalho sobre o Modelo de Simulação de Impostos sobre o Tabaco da OMS, o TaXSiM.

Política Fiscal Sustentável 

Numa altura em que se assiste à diminuição do financiamento externo para os programas de saúde, a OMS destaca que a reforma da tributação do tabaco pode reforçar o financiamento interno da saúde e de outras prioridades de desenvolvimento nacional.

As entidades reunidas no workshop do modelo TaXSiM procuraram efetuar uma análise rigorosa da política fiscal do tabaco, bem como avaliar reformas que beneficiem simultaneamente a saúde da população e a mobilização de receitas internas.

Segundo a OMS, após o evento, foi produzido um relatório com recomendações para alterações na política fiscal do tabaco, que será apresentado às autoridades competentes para consideração.

Fardo na Saúde e Economia 

Na Tanzânia, o consumo de tabaco está associado a um encargo substancial e evitável sobre a economia e a saúde pública do país da África Oriental.

Estima-se que, anualmente, o tabagismo seja responsável pela morte prematura de mais de 21.800 pessoas no país. Acrescenta-se, ainda, o aumento de doenças não transmissíveis e outras patologias entre os consumidores de tabaco.

Por sua vez, o custo dos cuidados de saúde associados ao tabagismo atinge cerca de 110 bilhões de xelins tanzanianos por ano, colocando pressão sobre o sistema de saúde. As perdas de produtividade relacionadas com a morbilidade e a morte prematura atribuíveis ao tabaco custam à economia tanzaniana três vezes mais.

Compromisso com a Saúde Pública

De acordo com a OMS, a tributação do tabaco e a consequente subida dos preços reduzem o consumo e desencorajam a iniciação tabágica, sobretudo entre os grupos mais jovens da população.

Ao mesmo tempo, o reforço da carga fiscal sobre os produtos do tabaco contribui para aliviar a pressão sobre os cuidados de saúde e para reduzir as perdas económicas associadas às doenças relacionadas com o tabagismo.

Ainda em 2007, a República Unida da Tanzânia ratificou a Convenção-Quadro da OMS para o Controlo do Tabaco, comprometendo-se a adotar medidas fiscais e de preços destinadas a tornar os produtos do tabaco menos acessíveis e, desse modo, a proteger a saúde pública.

Tags: DoençamorteMundoONUSaúdeTabacoTanzânia

Postagens Relacionadas

© Unicef/Carmel Ndomba Mbikayi
Mundo

RD Congo já tem mil casos de ebola, que ameaça 3 milhões de crianças

26 de junho de 2026
Uma mulher segura um bebê recém-nascido dentro da ala de trabalho de parto de um hospital no estado de Sokoto, Nigéria. Foto: UNICEF/David Boman
Mundo

OMS: mais triagem neonatal pode ajudar a prevenir mortes por anomalias congênitas

25 de junho de 2026
Foto: © UNICEF
Mundo

De Gaza ao Líbano, agências relatam trauma infantil diário após cessar-fogo

24 de junho de 2026
Próximo
Foto: Jony Clay Borges | Ipem AM

Comissão aprova direito a remarcação gratuita de voo para candidato a concurso que mudar de data

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Comissão aprova programa de incentivo à exportação sustentável da cadeia da moda brasileira
  • Tecnologia favorece descarte adequado de grandes eletrodomésticos
  • Após CNH do Brasil, exames práticos de direção crescem 23,5% e batem recorde em 2026
  • INSS estabelece diretrizes para cadastro de biometria
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM