• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
2 de maio de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Unicef elogia Portugal por mudar lei que permitia casamento a partir de 16 anos

País subiu idade mínima de nubentes para 18 anos alinhando-se com as recomendações das Nações Unidas e organizações de proteção infantil; antes adolescentes de 16 anos poderiam contrair matrimônio com consentimento dos pais

Redação por Redação
29 de março de 2025
em Mundo
Foto: Chico Batata

Foto: Chico Batata

163
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Portugal deu um passo histórico na defesa dos direitos das crianças ao promulgar a lei que proíbe o casamento antes dos 18 anos. Até agora, a idade mínima para se casar estava nos 16 anos, com autorização dos pais.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, aplaudiu a conquista, sublinhando que a prática do casamento infantil é uma violação dos direitos humanos e uma forma de violência de género que afeta principalmente as meninas.

Momento histórico

“Este é um momento histórico, é uma conquista histórica para todos nós que defendemos os direitos da criança”, afirmou Francisca Magano, diretora de Programas e Políticas de Infância no Unicef Portugal.

Apesar de ser um fenómeno pouco visível para grande parte da sociedade, o casamento infantil ainda ocorria no país, muitas vezes dentro de uniões informais. Estes matrimônios são frequentemente impulsionados pelos próprios pais e perpetuando ciclos de pobreza e desigualdade.

Casar aos 10 anos

Um estudo conduzido pelo Unicef Portugal e outras organizações identificou 836 casamentos infantis e forçados em Portugal entre 2015 e 2023. Em 126 desses casos, as crianças tinham entre 10 e 14 anos.

“Nós estamos a falar de raparigas que, neste preciso momento, estão em uniões informais com homens mais velhos, que abandonaram a escola, que já foi prometida à nascença ou nos primeiros anos e portanto não tiveram escolha”, lamentou a especialista do Unicef Portugal.

Pais são os impulsionadores

Os dados do estudo mostram também que “os pais foram os principais impulsionadores desta união”.

Os motivos que levam à concretização do casamento incluem a pertença a um determinado grupo étnico, cultural, religioso, bem como normas sociais restritivas que determinam que a mulher deve casar-se cedo.

Além disso, há casos em que o casamento é imposto para controlar comportamentos sexuais ou como resposta ao desejo de independência e autonomia. Outro fator relevante é a garantia de que a propriedade e a riqueza permaneçam dentro da família.

Manter a riqueza na família

“A evidência tem demonstrado que em vários países essa é uma razão para alguns matrimónios acontecerem – a riqueza ficar em determinados agregados familiares e, de facto, o casamento, neste caso de crianças, é uma violação diretamente”, explica Francisca Magano.

A nova legislação também altera a Lei de Promoção e Proteção das Crianças e Jovens em Perigo, passando a considerar o casamento infantil como uma situação de risco. O Unicef explica que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens terão agora instrumentos para intervir mais eficazmente, de forma a prevenir e combater esta prática.

Portugal alinha-se com padrões internacionais

Com esta mudança, Portugal junta-se a um conjunto crescente de países, como Noruega e Reino Unido, que já proibiram o casamento antes dos 18 anos. Esta decisão está em conformidade com as diretrizes das Nações Unidas e da União Europeia, que consideram o casamento infantil uma prática prejudicial ao desenvolvimento infantil e juvenil.

Em todos os Estados-Membros da União Europeia, a idade legal para o casamento é de 18 anos. No entanto, muitas legislações nacionais permitem exceções, autorizando o casamento antes da maioridade mediante consentimento parental, decisão judicial ou administrativa.

A prática do casamento infantil tem sido combatida em nível global, especialmente em países onde a pobreza e normas culturais perpetuam esta realidade.

Francisca Magano afirma, no entanto, que Angola e Moçambique, têm vindo a implementar medidas semelhantes para erradicar este fenómeno.

Impacto no futuro dos jovens

O casamento infantil é frequentemente associado a uma série de consequências negativas para as meninas, incluindo abandono escolar, gravidez precoce e exposição a abusos e violência doméstica.

Segundo o Unicef, estas uniões forçadas resultam em graves impactos físicos e psicológicos, tanto para as jovens mães como para os seus filhos.

“Todo o ser humano antes dos 18 anos, na Convenção sobre os Direitos da Criança, é considerado criança, e portanto isto de facto tem repercussões na saúde física da mãe e do bebé”, explica a especialista.

Apesar da nova lei representar um avanço significativo para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes em Portugal, a organização alerta que ainda há muito a fazer para erradicar completamente o casamento infantil, sendo necessárias medidas complementares de sensibilização, educação e apoio às vítimas.

*Fonte: ONU NEWS Correspondente da ONU News em Lisboa, Portugal

Tags: casamentoLeiPortugalUnicef

Postagens Relacionadas

© UNICEF/Mark Naftalin
Mundo

Afeganistão pode perder 25 mil mulheres como professoras e agentes de saúde até 2030

2 de maio de 2026
Especialistas da ONU exigem que a Arábia Saudita desmantele o Kafala tanto na lei quanto na prática. Foto: ILO/Aparna Jayakumar
Mundo

Fim da Kafala protegeria 16 milhões de trabalhadores migrantes na Arábia Saudita, dizem peritos

1 de maio de 2026
Bandeira do Irã. Imagem ilustrativa. Foto: Canva
Mundo

Aumentam casos de execução e prisões no Irã em meio a conflito na região

30 de abril de 2026
Próximo
Nível do Rio Negro sobe, mas estiagem ainda não acabou no Amazonas

Brasil teve 10 eventos climáticos extremos em 2024

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Forças de Segurança do Amazonas enviam mais de 100 policiais para reforçar policiamento no interior do estado
  • Duas mulheres são presas após furto em loja na avenida das Torres
  • CIF fiscaliza estabelecimentos de sucatas na zona sul de Manaus
  • Classificação indicativa por idade: confira as mudanças no primeiro mês do ECA Digital
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM