• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
14 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Varíola M ainda é ameaça à saúde pública, alerta OMS

Redação por Redação
1 de julho de 2024
em Mundo
O vírus mpox (laranja) infecta células mostradas em verde; Foto: Niaid/ONU

O vírus mpox (laranja) infecta células mostradas em verde; Foto: Niaid/ONU

169
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Brasil é o segundo país com mais casos da doença também conhecida como Mpox; Américas lideram regiões com 43,8% de todas as notificações, seguidas da África e Europa.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirma que a varíola M, ou Mpox, segue uma ameaça à saúde pública com um total de 97.208 casos e 186 mortes em 117 países. O balanço é do período entre 1º de janeiro de 2022 e 30 de abril deste ano.

A agência chama a atenção para o evoluir da situação com a confirmação de mais de 3,1 mil casos em nível global desde o início de 2024.

Um homem recebe uma vacina contra a varíola M em uma clínica de saúde em Portugal
OMS/Khaled Mostafa
Um homem recebe uma vacina contra a varíola M em uma clínica de saúde em Portugal

Brasil

Em abril passado, as Américas reuniam 43,8% dos infectados de todo o mundo. A seguir estavam a África com 29,9% e a Europa com 20,6%. Maio registrou cerca de 600 pacientes em 26 países e um aumento na região africana.

Já o Brasil, com 11.212 pacientes, é o segundo país com mais casos e aparece a seguir aos Estados Unidos. As 10 nações com o maior número global de ocorrências reúnem 32.820 pacientes.

No terceiro lugar da lista dos países com mais registros de varíola está Espanha, e depois Colômbia, França, México, Reino Unido, Alemanha, Peru e China. Juntos, estes países representam 80,8% dos casos relatados globalmente.

Infecção de HIV

A África do Sul teve “um surto significativo” de Mpox devido à variante clade IIb. Desde abril, as autoridades confirmaram 13 ocorrências e duas mortes de pacientes que tinham a infecção de HIV em estágio avançado e estavam internados.

A agência defende que embora viver com HIV não seja um fator de risco para Mpox, as pessoas com sistemas imunológicos debilitados correm maior risco de ficar graves e morrer.

A OMS apoiou a África do Sul em medidas de resposta imediata ao surto com informações para profissionais de saúde e pessoas em risco, além da promoção da vigilância, do rastreamento de contatos e do atendimento clínico para pacientes.

A agência disse estar avançando rapidamente para a etapa de fornecimento de recomendações de vacinação para as comunidades sul-africanas em risco.

O vírus da varíola M pode ser transmitido através da exposição direta às lesões.
© Harun Tulunay
O vírus da varíola M pode ser transmitido através da exposição direta às lesões.

Transmissão através de contato sexual

A República Democrática do Congo é marcada por um grande surto devido à variante clade I do vírus. Neste ano, o país “teve 9.291 casos clinicamente compatíveis e 419 mortes com uma alta taxa de letalidade de quase 5%”.

As crianças congolesas têm sido particularmente afetadas pela varíola M e as taxas de mortalidade são ainda maiores. A OMS anunciou a ocorrência de casos de uma nova cepa do vírus clade I na província oriental de Kivu do Sul com transmissão sexual que chegou a cidades como Goma, em Kivu do Norte, num acampamento de deslocados internos.

Outras nações africanas que relaram novos casos da doença são a República do Congo e Camarões. Para a OMS, o continente precisa de uma nova abordagem em meio à alta de casos da varíola M. Nesse processo é recomendado fazer “intensas investigações e esforços de acompanhamento para determinar as causas por trás do ressurgimento”.

Infecções sexualmente transmissíveis

A agência da ONU recomenda o uso de vacinas para pessoas em risco de contrair a doença adquirida através do contato próximo com um infectado, especialmente pele a pele.

A agência recomenda ainda que sejam integrados os serviços contra a Mpox nos atuais programas contra infecções sexualmente transmissíveis para interromper os surtos e eliminar a transmissão entre humanos.

Em áreas endêmicas, a OMS busca entender melhor como o Mpox se espalha e a atuação com os países visa “melhorar a vigilância e fornecer protocolos e ferramentas de investigação” para abordar essa questão.

Além disso, a agência pede prioridade dos países para a atribuição de recursos para vacinação, tratamento e iniciativas de saúde pública para grupos de risco para um combater efetivo a ameaça à saúde pública.

Tags: ameaçaOMSSaúdevaríola M

Postagens Relacionadas

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução | Canva
Mundo

Destaque no cinema com A Odisseia, Mediterrâneo vive aventura na vida real

13 de agosto de 2026
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Mundo

ONU debate discriminação racial e meios de reparação em nova sessão

12 de agosto de 2026
Pessoas observam os escombros de um prédio que desabou em Cali, Colômbia, após um terremoto. Valentina Escobar Salazar Um prédio em Cali, na Colômbia, ficou em ruínas após um terremoto de magnitude 7,4. Foto: Valentina Escobar Salazar
Mundo

ONU oferece apoio à Colômbia após terremoto de 7.4 que atingiu centro do país

11 de agosto de 2026
Próximo
Fotos – João Viana / Semcom

Prefeitura de Manaus assina Termo de Convênio para a construção de mais quatro Casas de Farinha

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • ‘Picanhólogo’ é preso pela quinta vez furtando carnes em Manaus
  • PF captura investigado por homicídio em Manaus
  • Incêndio destrói casa de madeira e mobiliza moradores na Zona Norte de Manaus
  • Guarda Municipal realiza resgate de ave silvestre
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM