• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
4 de maio de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Vinte e nove missionários foram assassinados no mundo em 2019

Redação por Redação
30 de dezembro de 2019
em Mundo
Foto: Vaticano news

Foto: Vaticano news

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Na esteira do Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019, vivido pelas comunidades católicas em todas as latitudes, que foi também ocasião de redescobrir as figuras de tantas testemunhas da fé das Igrejas locais que deram a vida pelo Evangelho e nos contextos e nas situações mais variadas, a agência missionária Fides prosseguiu também este ano seu serviço de colher as informações relacionadas aos missionários assassinados ao longo dos doze meses transcorridos.

Todo batizado é um discípulo missionário

O termo “missionário” é aqui utilizado para todos os batizados, conscientes de que “em virtude do Batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo missionário (cf. Mt 28, 19). Cada um dos batizados, independentemente da própria função na Igreja e do grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização” (Evangelii Gaudium 120).

De resto, o elenco anual da Fides já de há muito não diz respeito somente aos missionários ad gentes propriamente, mas busca registrar todos os batizados engajados na vida da Igreja mortos de modo violento, não expressamente “por ódio à fé”.

29 missionários assassinados ao longo do ano

Por esse motivo se prefere aqui não utilizar o termo “mártires”, a não ser em seu significado etimológico de “testemunhas”, para não entrar no mérito do juízo que a Igreja possa eventualmente dar sobre alguns deles propondo-os, após um atento exame, para a beatificação ou a canonização.

“Segundo os dados levantados pela Fides, ao longo do ano 2019 foram assassinados no mundo 29 missionários, em sua maioria padres: 18 sacerdotes, 1 diácono permanente, 2 religiosos não sacerdotes, 2 irmãs, 6 leigos.”

Após oito anos consecutivos em que o número mais elevado de missionários assassinados foi registrado na América, a partir de 2018 tem sido a África a ocupar o primeiro lugar nesta trágica classificação.

Globalização da violência

Na África em 2019 foram mortos 12 sacerdotes, 1 religioso, 1 religiosa e 1 leiga (15). Na América foram assassinados 6 sacerdotes, 1 diácono permanente, 1 religioso e 4 leigos (12). Na Ásia foi morta uma leiga. Na Europa foi assassinada um irmã.

Outra nota reside no fato que se registra uma espécie de “globalização da violência”: enquanto no passado os missionários assassinados se concentravam em boa parte numa nação, ou numa área geográfica, em 2019 o fenômeno se mostra mais generalizado e difuso. Neste ano 10 países da África, 8 da América, 1 da Ásia e 1 da Europa foram banhados pelo sangue dos missionários

 

 

*Com informações do Vaticano News

Tags: missionáriosmortesVaticano

Postagens Relacionadas

© Unicef
Mundo

Nações Unidas assinalam Dia Internacional em Memória das Vítimas de Terremotos

3 de maio de 2026
© UNICEF/Mark Naftalin
Mundo

Afeganistão pode perder 25 mil mulheres como professoras e agentes de saúde até 2030

2 de maio de 2026
Especialistas da ONU exigem que a Arábia Saudita desmantele o Kafala tanto na lei quanto na prática. Foto: ILO/Aparna Jayakumar
Mundo

Fim da Kafala protegeria 16 milhões de trabalhadores migrantes na Arábia Saudita, dizem peritos

1 de maio de 2026
Próximo
Prefeito Arthur Virgílio Neto Foto: Alex Pazuello / Semcom

Manaus lidera em crescimento proporcional de arrecadação entre as capitais

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • TRANSamazônicaS realiza programação com espetáculos e formação artística em Manaus
  • Lista de peixes e invertebrados ameaçados de extinção é atualizada
  • Forças de Segurança do Amazonas enviam mais de 100 policiais para reforçar policiamento no interior do estado
  • Nações Unidas assinalam Dia Internacional em Memória das Vítimas de Terremotos
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM