• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
26 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Wilson Lima amplia leitos pediátricos clínicos e de UTI na rede estadual de saúde

Com os novos leitos, Estado reforça atendimento do público infantil diante da alta de casos de síndromes respiratórias

Redação por Redação
26 de maio de 2023
em Política
Foto: Diego Peres / Secom

Foto: Diego Peres / Secom

172
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O governador Wilson Lima ampliou, nesta sexta-feira (26/05), a rede pediátrica de saúde estadual com a entrega de 90 novos leitos – sendo 69 clínicos e 21 de UTI – para atender o público infantil que busca assistência para tratar síndromes respiratórias comuns neste período sazonal do inverno amazônico.

“Com isso a gente consegue atender essa demanda que tem sido e é, historicamente, grande nesse período do ano. Dessa forma, a gente vai garantir a essas crianças o atendimento e a qualidade, e o padrão de atendimento que elas merecem“, afirmou o governador Wilson Lima.

A entrega dos novos leitos foi feita durante visita do governador, acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, e do deputado estadual George Lins, ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), na zona centro-sul de Manaus, que passa a contar com 30 novos leitos pediátricos, sendo 20 clínicos e 10 de UTI.

“É uma determinação do governador Wilson Lima, e já tem alguns meses, de ampliar o atendimento pediátrico, e com essa sazonalidade em todo o país, que são 20 estados tendo problema com essas síndromes gripais. O governador pediu para acelerar todos esses investimentos, e fizemos”, explicou o secretário de Saúde, Anoar Samad.

O HUGV possui, atualmente, 159 leitos clínicos, com capacidade máxima de 300 leitos a depender da demanda, e mais a capacidade de 30 leitos de UTI, hoje com 10 ocupados. Segundo o superintendente do Hospital, Juscimar Carneiro Nunes, a unidade está sempre aberta a realizar parcerias com o Estado para atender a população.

“É uma parceria grande, somos da rede SUS, somos da rede estadual, e cabe a nós dar todo suporte ao Governo do Estado neste momento crítico”, disse Juscimar Nunes.

Mais leitos na rede estadual

O governador anunciou, ainda, 43 novos leitos pediátricos no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, sendo 32 clínicos e 11 de UTI; e também o reforço, em unidades da zona leste, de mais 12 leitos clínicos no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro Coroado, com 12 novos leitos clínicos; e também no Hospital e Pronto Socorro da Criança Joãozinho, com mais cinco leitos clínicos.

Na ocasião, Wilson Lima destacou que a ampliação já estava prevista pelo Estado, mas que por sua determinação foi acelerada para atender o público infantil com sintomas gripais. O governador alerta ainda sobre a importância da população se imunizar contra a Influenza, que já está disponível em todos os municípios do Amazonas para todos os públicos a partir de seis meses.

“É importante que os pais fiquem atentos às cadernetas de vacinação das crianças, e procurem um posto mais próximo e que os adultos também se vacinem e aproveitem para tomar a vacina bivalente. Não percam a oportunidade porque os casos aumentam significativamente“, destacou Wilson Lima.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), o Estado contabiliza o total de 252 leitos clínicos pediátricos e mais 74 de UTI na rede de saúde, totalizando 326. Agora, com a ampliação, a rede passa a contar com 416 leitos pediátricos, sendo 321 clínicos e 95 de UTI.

Tags: AmplialeitosPediátricospolíticaSaúdeUTIWilson Lima

Postagens Relacionadas

Foto: Reprodução/Canva
Política

Nova lei fixa prazo de cinco anos para punição de notários e registradores

25 de setembro de 2026
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Política

TSE cria ferramenta de IA para acesso a informações sobre eleições

25 de setembro de 2026
© Arte/Agência Brasil
Política

Sete candidatos concorrem ao governo do Amazonas; veja quem são

25 de setembro de 2026
Próximo
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Marina Silva aposta em diálogo para reverter perdas do meio ambiente

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Em Envira, Ministério Público investiga interrupções elétricas em escolas estaduais
  • Defensoria aponta que retenção de macas deixou mais de 2,2 mil pessoas sem atendimento do SAMU em Manaus
  • Anvisa alerta para venda irregular de tirzepatida em pó na internet
  • Suspeito de envolvimento de morte de mulher em abrigo é procurado pela polícia
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM