• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
5 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Assembleia Legislativa do Amazonas tem 38 leis sancionadas no mês de agosto

Redação por Redação
4 de setembro de 2023
em Política
Foto- Danilo Mello

Foto- Danilo Mello

158
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

No último mês de agosto, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve 38 matérias sancionadas pelo Governo do Estado, sendo 3 Leis Complementares e 35 Leis Ordinárias. Destacam-se leis voltadas à defesa das mulheres, racismo e saúde dos profissionais da educação.

A Lei Ordinária nº 6.353/2023 estabelece a prioridade de mulheres vítimas de violência sexual, doméstica e familiar no processo seletivo do Sistema Nacional de Emprego (SINE), no âmbito estadual. “Esta lei vai ao encontro do que muitas mulheres desejam, que é uma oportunidade para um emprego, podendo prover seu sustendo e de seus filhos”, explica o deputado Felipe Souza (Patriota), autor da matéria juntamente com a deputada Alessandra Campêlo (Podemos) e do presidente Roberto Cidade (UB).

A ajuda às mulheres vítimas de violência doméstica também é objetivo da Lei Ordinária nº 6.354/2023, do deputado João Luiz (Republicanos). A lei recém sancionada efetiva a implantação de um site intitulado “Maria da Penha online”, que terá a finalidade de permitir fácil acesso às vítimas de violência doméstica realizarem o pedido de medida protetiva de urgência e sigiloso.

 

Adoção

Buscando mudar a falta de estrutura adequada de informação e tratamento nos casos em que as mulheres demonstrem desejo de entregar o seu bebê recém-nascido para adoção, a Lei Ordinária nº 6.384/2023, que trata sobre a divulgação nas unidades públicas e privadas de saúde sobre a entrega de nascituro para adoção.

“É preciso que essas mulheres saibam que não cometem crie ao entregar esses bebês aos órgãos competentes, inclusive a entrega legal ou voluntária para adoção está prevista no Parágrafo Único do Art. 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA”, apontou a autora da matéria, deputada Alessandra Campêlo.

 

Professores

A atuação dos profissionais da educação nas instituições de ensino vem gerando cada vez mais a incidência de problemas de saúde nesses trabalhadores. “No início ou no final do percurso profissional há relatos informais sobre o sofrimento emocional, físico e psíquico que enfrentam diariamente em seu local de trabalho” afirma o presidente Roberto Cidade, autor da Lei nº 6.383/2023.

A matéria dispõe sobre a atenção à saúde ocupacional dos profissionais de educação da rede estadual de ensino no Amazonas.

A partir de agora ficam estabelecidas as diretrizes, como a promoção da qualidade de vida no trabalho, por meio da manutenção de ambientes e processos de trabalho saudáveis; e o desenvolvimento de ações de promoção e proteção à saúde e de prevenção de doenças ocupacionais, com prioridade para a saúde vocal, auditiva e mental.

Tags: AleamAmazonasPLprofessoresProjeto de Lei

Postagens Relacionadas

Imagem Ilustrativa. Foto: Canva
Política

Redução de chumbo em tintas segue para sanção

5 de junho de 2026
O PL 1.719/2026 tem objetivo de prevenir o contágio de doenças infecciosas em locais de grande circulação de pessoas
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Política

Projeto torna obrigatória oferta de álcool em gel em locais públicos

5 de junho de 2026
Foto: Reprodução/Instagram@plamazonas22
Política

PL receberá maior fatia do fundo eleitoral para campanhas do TSE

5 de junho de 2026
Próximo
FOTO: Divulgação/Sedel

Jajá do Wake é ouro no campeonato mundial de Wakeboard

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Redução de chumbo em tintas segue para sanção
  • Projeto torna obrigatória oferta de álcool em gel em locais públicos
  • Vacinação com a Pneumo 20 pelo SUS começa em duas semanas, diz Padilha
  • Amazonas recebe tomógrafo e novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM