• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
27 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Arábia Saudita e Irã concordam em reabrir embaixadas

Redação por Redação
6 de abril de 2023
em Mundo
Foto: Ministério das Relações Exteriores do Irã / Ministério das Relações Exteriores do Irã

Foto: Ministério das Relações Exteriores do Irã / Ministério das Relações Exteriores do Irã

166
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Os ministros das Relações Exteriores da Arábia Saudita e do Irã se reuniram em Pequim nesta quinta-feira (6) para discutir detalhes importantes na retomada de suas relações bilaterais após um acordo histórico mediado pela China no mês passado.

Na reunião bilateral de mais alto nível entre autoridades dos dois países em mais de sete anos, o iraniano Hossein Amir-Abdollahian e o príncipe saudita Faisal bin Farhan Al Saud assinaram um acordo para reabrir embaixadas e consulados, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores do Irã.

Embaixadas seriam abertas em Riad e Teerã, e consulados em Jeddah e Mashhad.

Ambas as nações – anteriormente adversárias ferrenhas, que romperam relações diplomáticas em 2016 – também concordaram em estudar maneiras de expandir sua cooperação, incluindo a retomada de voos, viagens mútuas de delegações oficiais e do setor privado e facilitação de vistos, de acordo com o comunicado divulgado pelo Irã.

“As duas partes enfatizaram sua disposição para eliminar todos os obstáculos enfrentados pela expansão da cooperação entre os dois países”, pontua o comunicado.

O encontro ocorre depois que os dois lados concordaram em restabelecer relações diplomáticas após negociações em Pequim, em março.

Um vídeo divulgado pela mídia estatal saudita mostrou os dois ministros de mãos dadas enquanto posavam para fotos, encorajados pelo ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, que estava no meio.

A retomada das relações entre os dois países foi amplamente vista como uma vitória diplomática da China em uma região do Golfo que há muito tempo é considerada parte do domínio de influência dos Estados Unidos.

O principal diplomata da China, Wang Yi, chamou o acordo de “vitória para o diálogo e uma vitória para a paz” e o enquadrou como parte do “papel construtivo da China em facilitar a solução adequada de questões críticas em todo o mundo”, de acordo com um comunicado da Ministério das Relações Exteriores da China em março, quando o acordo foi anunciado.

Passado turbulento

Riad cortou relações com Teerã em 2016, depois que manifestantes iranianos invadiram a embaixada saudita na capital iraniana após a execução de um clérigo xiita na Arábia Saudita.

Desde então, eles travaram grande apreensão que envolveu vários países vizinhos, aproximando cada vez mais a região do conflito.

Os dois países também apoiaram lados opostos de uma guerra civil no Iêmen, que foi descrita pelas Nações Unidas como uma das piores crises humanitárias do mundo.

A Arábia Saudita, no entanto, está envolvida em negociações diretas com o movimento Houthi, alinhado ao Irã, e um cessar-fogo não oficial parece estar em vigor.

A declaração divulgada na quinta-feira não mencionou esse conflito, mas incluiu uma promessa de “expandir sua cooperação em qualquer campo que possa garantir a segurança e a estabilidade da região e realizar os interesses de suas nações e países”.

*com informações Adam Pourahmadi, Irene Nasser e Simone McCarthy da CNN

Tags: acordoArábia SauditaEmbaixadasIrãMundoReabrir

Postagens Relacionadas

Foto: Reprodução / Canva
Mundo

Quase metade da população das Américas vive com doenças neurológicas

27 de julho de 2026
Apicultura em Uganda. Foto: © WFP
Mundo

Novas regras globais de rotulagem prometem mais segurança alimentar

26 de julho de 2026
Estragos na infraestrutura básica foram severos, resultando no comprometimento e na limitação de tráfego. Foto: © Unicef
Mundo

Cheias repentinas pioram crise humanitária e desafiam famílias afegãs vulneráveis

25 de julho de 2026
Próximo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anatel aponta melhoria da satisfação com banda larga fixa

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Nova lei do ‘spray de pimenta’: Defensoria do Amazonas orienta sobre uso responsável e destaca importância da rede de proteção
  • Projeto leva atendimento médico a comunidades ribeirinhas do Amazonas
  • Mesários têm papel fundamental na garantia do processo eleitoral
  • Medicamento retatrutida ainda não está aprovado para uso em lugar algum do mundo
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM