• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
16 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Assembleia Legislativa recebe Projetos de Lei para aumentar segurança em casas noturnas

Redação por Redação
10 de agosto de 2023
em Política
Foto: Alberto César Araújo

Foto: Alberto César Araújo

165
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Começaram a tramitar na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) dois Projetos de Lei (PLs) com o objetivo de aumentar a segurança de frequentadores de bares, boates e estabelecimentos similares. Após o prazo regimental de três dias, as propostas se unirão às outras 49 que se encontram em tramitação e depois seguem para inclusão na pauta de votação.

O Projeto de Lei nº 745 de 2023, de autoria do deputado Cabo Maciel (PL), institui medidas de segurança a serem adotadas, pela administração de bares, clubes noturnos, restaurantes e estabelecimentos similares, visando à proteção de mulheres, cisgêneros e transgêneros, que se sintam ameaçadas e em situação de perigo dentro das suas dependências.

“No último ano, 2022, o Brasil registrou aumento nos casos de assédio, perseguição, importunação sexual e divulgação de imagens íntimas. No Amazonas, apenas em 2019, foram registrados cerca de 100 casos de importunação sexual, acompanhados de perto pela Comissão da Mulher, Família e Idoso e da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa”, explicou o parlamentar.

Cabo Maciel argumenta ainda que é imprescindível e inadiável a aprovação da proposta. “Somente este ano, no período de janeiro a abril, foram registrados 950 casos de violência contra a mulher no Amazonas. Ao averiguarmos a violência contra a mulher trans, as estatísticas sobem assombrosamente, conforme o levantamento feito pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTQIAPN+ no Brasil, Manaus foi, no ano de 2022, a cidade com maior número de homicídios de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ no país”, concluiu.

Já a proposta da deputada Débora Menezes (PL), Projeto de Lei nº 731 de 2023, pretende obrigar boates, casas noturnas, estabelecimentos de eventos artísticos, esportivos e culturais a disponibilizar cartazes e informativos alertando sobre os riscos do uso de drogas.

“É de suma importância conscientizar a população sobre o grave problema do abuso de substâncias psicotrópicas, que cada vez mais avança na sociedade. O objetivo principal é fazer com que o jovem entenda os riscos que as drogas podem trazer ao longo do tempo a sua vida e que elas não são necessárias para garantir a diversão, ou, muito menos, para se impor dentro de um grupo de amigos”, explicou a deputada.

 

Maternidades

A cobrança de maternidades para que o pai ou acompanhante assista ao parto no centro obstétrico poderá ser proibida. É o que espera o autor do PL nº 741 de 2023, do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (União Brasil). O parlamentar explica que a proibição se refere aos valores cobrados a título de higienização, esterilização e demais procedimentos necessários para que a pessoa possa adentrar o centro obstétrico, independentemente da nomenclatura dada à cobrança.

“A presença do pai ou acompanhante no centro obstétrico é uma medida essencial para garantir a saúde física e emocional da mulher gestante, do bebê e da família como um todo. Além disso, ao proibir a cobrança de qualquer valor ou taxa por maternidades particulares, a legislação estará agindo em prol da igualdade de acesso a esse momento tão importante, independentemente da situação financeira dos envolvidos”, explicou.

Cidade complementa que, ao investir em políticas públicas que promovam o acesso gratuito do pai ou acompanhante ao centro obstétrico, “estaremos construindo uma sociedade mais consciente, acolhedora e solidária com as famílias em um dos momentos mais delicados e preciosos de suas vidas”, finaliza.

Tags: Aleamcasas noturnasLei

Postagens Relacionadas

Fotos: Júnior Souza/TRE-AM
Política

Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral podem justificar ausência pelo e-Título

15 de setembro de 2026
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova inclusão de pessoas idosas no programa Educação de Jovens e Adultos

15 de setembro de 2026
Fotos – Clóvis Miranda/Semcom
Política

Transporte gratuito no dia da eleição deve garantir acesso ao voto

15 de setembro de 2026
Próximo
Foto: Reprodução / Internet

Tortura policial ainda segue modelo da ditadura, apontam especialistas

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Prefeitura e Inpa promovem exposição ‘Animais da Amazônia’ em Manaus
  • Mimiso Arena Card Games realiza Torneio de Celebração aos 30 Anos de Pokémon nesta quarta-feira (16), em Manaus
  • Presos são transferidos de Fonte boa para Manaus
  • Chile elimina raiva transmitida por cães como problema de saúde pública
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM