• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
27 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Chega ao final uma das estações mais arrasadoras de furacões no Atlântico

Encerramento oficial ocorre neste 30 de novembro; foram 18 tempestades incluindo 11 furacões dos quais cinco estiveram nas categorias de 3 a 5 com ventos de até 178 km/h

Redação por Redação
29 de novembro de 2024
em Mundo
Imagem de satélite do furacão Beryl no Caribe, uma tempestade de categoria 5 com ventos de 165 mph às 8h00 do dia 2 de julho de 2024. Foto: Noaa

Imagem de satélite do furacão Beryl no Caribe, uma tempestade de categoria 5 com ventos de 165 mph às 8h00 do dia 2 de julho de 2024. Foto: Noaa

165
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Termina neste sábado, 30 de novembro, a estação anual de furacões no Atlântico. Este ano, as 18 tempestades que atravessaram a região deixaram um rastro de destruição, devastação, ferimentos e mortes além de perdas econômicas massivas.

Três deles foram mais destrutivos com ventos de até 178 km/h. Beryl que atingiu a categoria 5, na escala Saffir-Simpson, levou grandes danos ao Caribe. Já Helene e Milton que causaram perdas catastróficas aos Estados Unidos.

Eventos cada vez mais extremos de temperatura

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, afirma que esta é a nona estação consecutiva com atividades acima da média. Geralmente, existem 14 tempestades que recebem nomes, sete furacões e três grandes furacões desde o início da estação em todo 1º de junho.

A secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, acredita que os movimentos atípicos, ano após ano, são resultado de eventos de temperatura cada vez mais extremos incluindo a rápida intensificação de ciclones tropicais, chuvas e enchentes.

Em 2024, o furacão Beryl, de categoria 5, e o que mais cedo cruzou o Atlântico segundo os registros, causou destruição através do Caribe. Mas fez menos mortes se comparado a outros em anos anteriores. Beryl chegou aos Estados Unidos no início de julho.

Dados preliminares indicam que o Helene foi o mais mortal a afetar a parte continental dos Estados Unidos desde o furacão Katrina, em 2005. Foram mais de 150 mortes diretas e a maioria ocorreu nos estados da Carolina do Sul e do Norte.

Alertas precoces têm ajudado a reduzir número de mortes

Para a OMM, a diferença também foram avanços no trabalho de alertas precoces dos países da região.

Entre 1970 e 2021, os furacões eram a maior causa de perdas de vidas e econômicas em todo o mundo, com mais de 2 mil desastres.

O número de mortes tem descido de 350 mil nos anos 70 para menos de 20 mil entre 2010 e 2019. Já as perdas econômicas na última década foram de US$ 573,2 bilhões.

Os alertas precoces têm ajudado, dramaticamente, a reduzir as mortes, mas as perdas financeiras permanecem.

Somente nos Estados Unidos, quatro furacões levaram a um prejuízo de mais de US$ 1 bilhão este ano.

Já os Pequenos Estados-Ilhas em Desenvolvimento no Caribe são os que mais sofrem desproporcionalmente.

Tags: FuracõesManausMundonotíciasOMSONUPortal AMportalam

Postagens Relacionadas

A subida do nível do mar está afetando nações insulares do Pacífico como Samoa. Foto: ONU/Kiara Worth
Mundo

Crescimento urbano expõe desigualdades sociais na Ásia e Pacífico

27 de agosto de 2026
© Unicef
Mundo

Sismo e avalanche no Nepal deixam dezenas de mortos e centenas de desaparecidos

26 de agosto de 2026
Um homem e sua filha cultivam vegetais em uma horta ao lado de seu abrigo em Gaza. Foto: OIM
Mundo

Faixa de Gaza tem 3% das terras agrícolas acessíveis e intactas

25 de agosto de 2026
Próximo
Foto: Reprodução/Canva

Câmeras flagram ladrão furtando casa na Zona Norte de Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Lutadora denuncia ex-companheiro após ser agredida em Manaus
  • Homem é preso suspeito de vender armas de fogo em barbearia na zona leste de Manaus
  • Operação Visão Noturna mira célula do Comando Vermelho que monitorava forças de segurança no Amazonas
  • Vídeo mostra policial disparando durante confusão em Manicoré
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM