• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
15 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Deputados aprovam tratamento gratuito para pessoas e animais contra esporotricose

Redação por Redação
18 de dezembro de 2020
em Política
Deputados durante Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa. (Foto: Danilo Mello/Aleam)

Manaus, AM 21/10/2019 - Deputados durante Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa. (Foto: Danilo Mello/Aleam)

186
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Na manhã da última Sessão Plenária de 2020 realizada nesta quinta-feira (17) os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovaram um projeto de resolução legislativa e seis projetos de lei, entre eles o projeto de lei nº 568/2020, de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL), que garante tratamento gratuito às pessoas e aos animais diagnosticados com esporotricose.

De acordo com o projeto o poder público municipal disponibilizará todo o tratamento médico ou medicamentoso que for necessário para as pessoas diagnosticadas e, através do Controle de Zoonoses, bem como os demais órgãos públicos de Controle de Zoonoses dos municípios do Estado do Amazonas, prestarão assistência médico-veterinária e tratamento antifúngico aos animais com esporotricose animal, em casos de animais sem tutoria definida ou com tutoria de pessoas carentes.

Outro projeto relacionado à doença que também foi aprovado foi o projeto de lei nº 569/2020, que dispõe sobre a notificação compulsória por parte das clínicas veterinárias e hospitais de saúde humana de todos os casos confirmados de esporotricose no Amazonas.

A esporotricose é uma doença de origem infecciosa, transmitida por fungos e que pode afetar tanto animais quanto humanos, mas sendo diagnosticada precocemente, tem tratamento e cura. Nos humanos, a doença causa lesões nodulares avermelhadas e evolui para úlceras. No caso dos animais, a ocorrência maior é em gatos e estes são diretamente afetados pelos sintomas, onde as úlceras podem infeccionar os ossos e órgãos do felino.

O fungo da esporotricose pode ser transmitido ao gato e às pessoas pelo contato com materiais contaminados, como casca de árvores, palha, farpas, espinhos ou terra. O gato contaminado transmite a doença para outros gatos e para as pessoas, por meio de arranhões, mordidas ou contato direto com a pele lesionada.

Há alguns dias a deputada Joana Darc alertou, em pronunciamentos na tribuna da Assembleia, sobre a doença, conscientizando aos donos de gatos que evitem os “passeios” dos animais como forma de prevenção e, em caso de perceber no animal sinais da doença, que procurem tratamento e não abandonem e nem envenene os gatos em situação de rua sob pena de crime de maus tratos.

“Estamos tendo esses surtos de esporotricose na cidade, refletindo diretamente na saúde humana e tive de tomar medidas urgentes, conseguindo a aprovação destes dois projetos importantes, um deles sobre a notificação – que é o primeiro passo para controle da doença – e também o projeto que chama a prefeitura a cumprir sua obrigação de oferecer tratamento gratuito. Os casos aqui em Manaus começaram no bairro de Glória e já temos informações de casos na Zona Leste. Esta doença não é culpa do gato, é um fungo antes existente apenas na região sudeste e que infelizmente pode acometer mais facilmente os felinos, tornando-os uma das vítimas da doença e não vilões da situação”, explicou a deputada.

Conselhos Estaduais

Um destaque na deliberação de projetos foi a aprovação do projeto de lei nº 567/2020, proposto pelo deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), sobre a reorganização do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que garantiu assento permanente da Assembleia no Conselho, o que pode ser considerado uma tendência a ser seguida nos demais conselhos estaduais, como bem sugeriu o presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto (Patriota).

Tags: AleamdeputadosesporotricoseGatosManauspessoasPLtratamento

Postagens Relacionadas

Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil
Política

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

15 de dezembro de 2025
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Política

TRE-AM encerra ano judiciário com cassação por fraude à cota de gênero em Benjamin Constant

15 de dezembro de 2025
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Política

Lula destaca abertura de 500 mercados internacionais para agropecuária

15 de dezembro de 2025
Próximo
Foto: Reprodução/ Facebook

TRE-AM cassa mandato de Adail Filho; Coari terá nova eleição

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Seis tabletes de drogas são encontrados enterrados em terreno no AM
  • Submetralhadora é apreendida com adolescentes em Coari
  • Ministério Público obtém condenação de dois réus no primeiro julgamento de Massacre do Compaj
  • Vídeo: Jovem é resgatado após carro cair em igarapé durante forte chuva em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM