A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prendeu em flagrante, no domingo (29/12), um homem de 56 anos por posse ilegal de animais silvestres. Na residência dele, no bairro Parque Bela Vista, foram encontradas 53 tartarugas e tracajás.
De acordo com os policiais da 38ª DIP, as diligências começaram após denúncias indicando que o homem mantinha os animais em sua casa. Os policiais se deslocaram até o endereço e localizaram as tartarugas em um cômodo do imóvel.
Os animais foram identificados como 9 tracajás (Podocnemis unifilis), conhecidos como “Tartaruga de água doce”, e 44 tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa), chamadas também de “Cágado de carapaça”.
“O homem foi conduzido à delegacia e confessou que havia pescado os animais na região do Rio Uatumã. Ele informou que pretendia consumi-los, doá-los a conhecidos e comercializar parte deles”, informaram os policiais.
Após a apreensão, os animais foram analisados e a equipe policial, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), realizou uma operação para devolvê-los ao habitat natural, soltando-os em uma área segura do Rio Amazonas, onde não há incidência de pesca.
O homem foi autuado em flagrante por crime ambiental e liberado após o pagamento de fiança, conforme previsto em lei.