• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
5 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Joana Darc acionará a Justiça contra advogado que ameaça construção de rampa de acessibilidade

Redação por Redação
12 de agosto de 2021
em Política
Foto: Matheus Ponce

Foto: Matheus Ponce

182
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Um caso de discriminação contra pessoas com deficiência em um condomínio de luxo, localizado na Zona Centro Sul de Manaus, foi alvo de denúncia da deputada estadual Joana Darc (PL), na manhã desta quarta-feira (11). Da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a parlamentar falou da sua indignação, descreveu o caso e prometeu entrar com ação na Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) contra o advogado, além de já estudar o que pode ser feito para puni-lo junto à Justiça do Estado.

Segundo explicou Joana Darc, os administradores do condomínio Atlantis, iniciaram ação para adequar às estruturas físicas do local, com o objetivo de atender às necessidades apresentadas pelas pessoas com deficiência que residem e frequentam o local. Mas desde então, esses moradores enfrentam ameaças vindas de um advogado que não concordou com a construção de uma rampa de acesso à calça que fica em frente à sua casa, do outro lado da rua.

“Como mãe de uma criança que é pessoa com deficiência, estou indignada. Não é possível que em pleno século 21 tenhamos pessoas agindo dessa maneira. Especialmente um advogado que tem o dever de preservar e agir dentro do que rege a Lei”, disparou a parlamentar, avisando que também representará contra o advogado, junto ao Conselho da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Conede-AM).

Em diálogos por um aplicativo de conversas, o advogado afirma que caso a rampa chegue a ser construída, ele fará questão de parar seus carros “todos lá”, cita o trecho enviado à reportagem. Em outro momento, o advogado chegou a dizer “a administração não pode decidir isso na frente da minha casa. Essa rampa poderia ser construída na rotatória, para não atrapalhar nenhuma casa”, completou dizendo que a administração do condomínio “pensa que vai me prejudicar”.

De acordo com a Lei federal nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) empresas e condomínios são obrigados a adequar suas estruturas físicas à acessibilidade necessária para a locomoção desse público.

“Como secretária da pasta da Pessoa com Deficiência e presidente do Conede estou acostumada a receber denúncias desse tipo. Esse é um caso claro de discriminação. Eu mesma tenho muita dificuldade de aplicar ações, por encontrar resistência pelo simples fato de ser algo direcionado para pessoas com deficiências. Muita coisa mudou com o apoio da deputada, que é mãe de um bebê com deficiência, mas o preconceito e a discriminação ainda estão muito presentes na sociedade”, ressaltou a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e também Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Conede), Lêda Maia.

Semana emblemática

O ato discriminatório acontece nos dias que antecedem a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 e 27, deste mês. A coincidência de acordo com Joana Darc, levanta o debate entorno da inclusão e proteção dos direitos da pessoa com deficiência no Amazonas.

“É um caminho longo, que passa por um trabalho estrutural junto à sociedade. Infelizmente, o preconceito vem de todos os lados. Mesmo pessoas com alto grau de instrução se posicionam de maneira a cercear o direito desse público, que não é só feito por pessoas com deficiência visível. Mas, também por aqueles que mesmo sem aparentar, nasceram com algum tipo de deficiência”, lamentou Joana Darc.

Tags: AleamDeputada Joana DarcpolíticaPortal AMRampa

Postagens Relacionadas

© Ricardo Stuckert / PR
Política

Lula conversa com Putin sobre comércio e geopolítica

4 de agosto de 2026
Arte: TSE
Política

Viralizou: é falso que ministros mandaram comprar chips em Taiwan para fraudar as urnas

4 de agosto de 2026
Imagem ilustrativa de crime contra mulher. (Foto: Lyandra Peres/PC-AM)
Política

Lei do Minuto Seguinte: saiba como o SUS deve atender vítima de violência sexual

4 de agosto de 2026
Próximo
Divulgação

Taxista tem cabeça estourada a tiros e é encontrado morto na estrada de Iranduba

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • SUS terá 100 mil teleatendimentos mensais para vício em bets
  • Manaus intensifica serviços de limpeza nos cemitérios e prepara programação especial para o Dia dos Pais
  • CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz
  • Incêndio destrói barraco, carro e atinge área de vegetação no bairro Flores, em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM