• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
7 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Legislações voltadas à cultura são produzidas pela Assembleia Legislativa do Amazonas

Redação por Redação
22 de julho de 2024
em Política
Galeria do Largo FOTOS: Antônio Lima e Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

FOTOS: Antônio Lima e Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

170
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) faz um balanço de sua produção legislativa relacionada ao incentivo à cultura, neste primeiro semestre de 2024, tendo cerca de 20 Leis sancionadas pelo governo estadual neste período. Os deputados estaduais entendem que a valorização da cultura local, além de destacar características únicas de uma localidade, contribui pra o desenvolvimento social, econômico e turístico da região.

As Leis nº 6.715/2024 e nº 6.798/2024, ambas de autoria do presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), tornaram, respectivamente, o complexo turístico da Ponta Negra e o Largo São Sebastião, os dois localizados na capital amazonense, como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material do Estado.

Para o parlamentar, esses locais são áreas turísticas muito visitadas na cidade e, por isso, devem ser protegidas de alterações que descaracterizem os espaços, impactando no desenvolvimento cultural e econômico local.

“Pontos de encontro de grandes manifestações culturais, políticas e esportivas, esses espaços precisam ser resguardados de eventuais alterações estéticas e estruturais”, destaca Cidade.

Festejos

Como manifestações culturais, as festas e festejos promovidos por diversos municípios do interior do Amazonas contribuem para a afirmação da identidade cultural das comunidades daquelas localidades, reforçando a diversidade cultural e atraindo expressivo número de turistas, o que impacta na economia local.

Para fortalecer essas festas, os deputados também aprovaram Leis tornando esses eventos como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Como exemplo a Lei nº 6.717/2024, do deputado Cristiano D’Angelo (MDB), tornando o Eco Festival do Peixe-boi de Novo Airão, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas.

O mesmo aconteceu com a Festa da Castanha (Beruri) e Carnailha (Parintins), beneficiados, respectivamente, pela Lei nº 6.894/2024, do deputado Mário César Filho (UB) e a Lei nº 6.726/2024, da deputada Mayra Dias (Avante).

“São festas populares, que envolvem toda a comunidade, gerando emprego e renda para o município, movimentando a economia local”, reforçou Mayra Dias.

Meia-entrada

A Lei nº 6.758/204, do deputado Thiago Abrahim (UB), estendeu o direito de pagamento à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer para doadores de um dos rins e doadores de parte: do pulmão, do fígado ou da medula óssea (órgãos que podem ser doados em vida).

“A conscientização da população quanto à doação de órgãos é muito importante, pois este ato é capaz de salvar vidas”, aponta o parlamentar, afirmando que o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos ajudam neste processo de conscientização e também facilitam o acesso à cultura.

Tags: AleamAmazonasLeismeia-entrada

Postagens Relacionadas

© Frame LulaOficial/Youtube
Política

Lula defende soberania do Brasil em pronunciamento pelo 7 de setembro

7 de setembro de 2026
© Myke Sena/DPU
Política

Governo sanciona leis que criam e reestruturam fundos para a Justiça

5 de setembro de 2026
Foto :divulgação
Política

Câmara aprova novas regras para contagem do tempo de serviço por PMs e bombeiros

5 de setembro de 2026
Próximo
Pico da Neblina em São Gabriel da Cachoeira. Foto: Divulgação

Pico da Neblina: a maior aventura do Brasil volta a receber viajantes em expedições junto ao povo Yanomami

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Lula defende soberania do Brasil em pronunciamento pelo 7 de setembro
  • Desfile de 7 de Setembro homenageia pioneiras do futebol feminino
  • Fachin aguarda explicações de ministros para decidir sobre crise
  • Homem morre baleado durante tiroteio na praia da Ponta Negra, em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM