• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
9 de novembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

ONU alerta: ensaios nucleares “não podem ser permitidos em nenhuma circunstância”

Com risco de uma guerra nuclear já em níveis “altos e alarmantes”, a ONU apelou à contenção e ao diálogo, pedindo a todos os Estados que mantenham a moratória global sobre testes atómicos; organização reafirmou que a segurança mundial depende do compromisso com o desarmamento e a prevenção.

Redação por Redação
3 de novembro de 2025
em Mundo
Foto: © Aiea/Fredrik Dahl

Foto: © Aiea/Fredrik Dahl

155
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A ONU voltou a soar o alarme sobre os perigos das armas nucleares e pediu que se mantenha a moratória informal sobre ensaios atómicos, na esteira de declarações públicas que sugerem a possibilidade de reativação de testes em alguns países.

Ao responder a um jornalista, na semana passada, o vice-porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou a líderes mundiais para evitarem qualquer ato que possa provocar um erro de avaliação ou uma espiral de escalada com consequências catastróficas.

“Testes nucleares não podem ser permitidos”

Farhan Haq sublinhou que “as provas nucleares não podem ser permitidas em nenhuma circunstância”, ecoando a posição firme do secretário-geral.

Haq expressou profunda preocupação com comentários recentes de que o presidente dos Estados Unidos teria instruído o Pentágono, Secretaria da Defesa, a preparar a reativação de ensaios nucleares; uma reação, diz-se nos meios de comunicação, às manobras e desenvolvimentos militares relatados por outras potências.

Ele recordou ainda o pesado legado histórico: mais de 2 mil ensaios nucleares realizados ao longo de oito décadas, com danos e consequências que não devem ser repetidos.

O perigo do erro de cálculo e da escalada

A ONU advertiu que qualquer atividade nuclear que aumente a tensão, mesmo que seja destinada a dissuasão, corre o risco de provocar erros de cálculo entre Estados, impulsionando uma escalada rápida e imprevisível. Nesse contexto, a organização afirmou ser essencial preservar mecanismos de confiança e diálogo para evitar mal-entendidos que poderiam conduzir a uma crise com efeitos catastróficos para a humanidade.

Ratificação do tratado

Robert Floyd, secretário executivo da Organização do Tratado de Proibição Completa dos Ensaios Nucleares, Ctbt na sigla em inglês, ressaltou o alcance do acordo: proíbe todas as detonações nucleares e conta com uma rede capaz de detectar qualquer ensaio em qualquer parte do planeta.

Floyd destacou que a comunidade técnica já identificou ensaios declarados neste século e aproveitou para convocar líderes mundiais a avançarem com a ratificação do tratado, transformando a proibição em norma universal e reforçando a confiança global.

Mensagem final: responsabilidade global

A mensagem da ONU é clara e urgente: conter-se agora é evitar consequências incalculáveis amanhã.

O apelo combina alerta técnico, sobre detecção e riscos, com um estímulo político para que os Estados deem prioridade ao desarmamento e à diplomacia, mantendo vivos os mecanismos que têm prevenido um regresso aos ensaios nucleares e à proliferação.

Tags: EnsaioMundoNuclearONU

Postagens Relacionadas

Foto: Reprodução / Canva
Mundo

Unesco faz recomendação inédita para uso ético da neurotecnologia

7 de novembro de 2025
Nova York. Foto: Reprodução/Canva
Mundo

Zohran Mamdani, democrata e muçulmano, é eleito prefeito de Nova York

6 de novembro de 2025
Uma placa na parede dos escritórios da ONU em Abuja, na Nigéria, mostra os ODSs. Foto: UN News/Daniel Dickinson
Mundo

Com crises agravadas, líderes internacionais pedem mais ação global

5 de novembro de 2025
Próximo
Arte: Portal GOV

Poucos instrumentos de gestão no Amazonas são voltados para a igualdade racial, revela IBGE

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Jovem é preso com 11 kg de drogas em mala rosa em Coari
  • Corpo é achado amarrado e com sinais de tortura em mata na zona oeste de Manaus
  • Tio é preso suspeito por estupro de sobrinha com deficiência intelectual em Lábrea
  • Operação cumpre três mandados de busca e apreensão no bairro São Raimundo
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM