• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
12 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Pedagogos são homenageados em sessão solene na Câmara por serviços em favor da Educação

Redação por Redação
28 de maio de 2021
em Política
Robervaldo Rocha -Dircom/CMM

Robervaldo Rocha -Dircom/CMM

191
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Nesta quinta feira (27/05), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma sessão solene em homenagem Dia do Pedagogo, data comemorada no último dia 20 de maio. A sessão foi proposta pelos vereadores Fransuá (PV), presidente da Comissão de Educação da Casa, e Professora Jacqueline (Podemos), vice-presidente da Comissão.

“Pensando nos desafios enfrentados por esses educadores, nada mais justo do que homenagear e reverenciar aqueles que estão formando toda a sociedade, pensando na melhoria da qualidade de ensino dos nossos filhos e das gerações que ainda estão por vir”, afirmou o presidente da Comissão de Educação.

Professora Jacqueline chamou atenção para o número insuficiente de pedagogos nas escolas municipais e disse que, ampliar o número desses profissionais na rede pública municipal tem sido uma luta de todos os educadores, que defendem a realização de mais concursos públicos, para pôr fim a essa defasagem de profissionais, para que aja pelo menos um pedagogo.

“Hoje nós vemos essa dificuldade do desempenho pedagógico, juntamente, porque não temos esse quadro preenchido devidamente, porque certamente melhoraríamos qualidade do processo ensino aprendizagem”, afirmou Professora Jacqueline.

A deficiência de pedagogos nas escolas municipais de Manaus foi confirmada pelo titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, que participou da solenidade no plenário Adriano Jorge. Segundo ele, por determinação legal, não é possível a realização de concurso público.

“Nós temos, realmente uma deficiência de pedagogos na SEMED. Nós, nesse momento, estamos sem condições legais, para contratação desses profissionais para suprir as nossas escolas. E agrademos o trabalha incansável daqueles que enfrentaram os desafios dessa pandemia. Essa homenagem pela Câmara é mais do que justa”, explicou o titular Semed.

Para o subsecretário de gestão educacional da Semed, Carlos Guedelhe, os desafios educacionais foram potencializados durante a pandemia, mas, também é verdade que os educadores sempre estiveram à frente de forma aguerrida, sempre tiveram a determinação e força de vontade maiores que qualquer desafio. “E a Câmara mostrou hoje, o quanto eles são merecedores de todas as homenagens”, afirmou.

Honra ao Mérito

Durante a solenidade foram entregues Diplomas de Honra ao Mérito para homenagear pedagogos com relevantes serviços prestados à educação na cidade de Manaus. Há 16 anos atuando na área educacional, o coordenador do curso de pedagogia da Uninorte, Rafael Melo, foi um dos homenageados. Ele lembrou que as ferramentas tecnológicas foram importantes nesse novo processo educacional.

“Nessa pandemia o uso da tecnologia para levar educação com qualidade aos nossos alunos foi fundamental. E hoje, aqui nesse parlamento, é um momento muito gratificante, lembrar essa caminhada pelos 16 anos na área da educação”, agradeceu o coordenador pela homenagem.

A pedagoga Tereza Mar, também homenageada, tem uma história de quase 30 anos na educação. Foi professora pelo estado e hoje atua como pedagoga no município. Para ela a educar não é apenas um sonho, mas a construção de um espaço transformador com mais qualidade para atuais e futuras gerações.

“Quero continuar contribuindo, se possível por mais 30 anos. Educação é amor, é mudança, é ver a vida de nossos alunos transformada e automaticamente, a nossa sociedade também. Essa homenagem só confirma, o quanto somos fundamentais na formação de novos cidadãos”, completou a pedagoga.

Dia do Pedagogo

Uma das profissões de maior peso e importância na formação educacional, a de pedagogo, tem a data celebrada no dia 20 de maio. Instituída pela Lei nº 13.083/2015, a data é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, na área de educação, sempre em busca da excelência.

Entre os inúmeros objetivos da data, está o de fortalecer o debate do papel das famílias e escolas no desenvolvimento geral das crianças e jovens estudantes, delimitando as responsabilidades de cada um e, ao mesmo tempo, criando alternativas que ofereçam um ensino de qualidade e levem-nos a uma boa formação profissional e, acima de tudo, humana.

Tags: CMMManauspedagogospolíticaPortal AM

Postagens Relacionadas

© Ricardo Stuckert / PR
Política

Lula entrega 18 novos títulos de territórios quilombolas

12 de junho de 2026
Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução | Canva
Política

Regulamentação da profissão de protesista segue para sanção

12 de junho de 2026
© Carlos Moura/Agência Senado
Política

Senado aprova renegociação de dívidas do agro; projeto volta à Câmara

12 de junho de 2026
Próximo
Foto / Divulgação

Deputados debatem a ocupação do Tarumã por flutuantes

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Em Tefé, homem é preso em posse de quelônios e arma de fogo
  • Dupla é procurada por roubo a ônibus da linha 357 em Manaus
  • Terceira pessoa envolvida condenada por latrocínio praticado contra idoso é preso em Novo Aripuanã
  • Homem é preso por estupro de vulnerável e venda de imagens de abuso sexual infantil
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM