• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
21 de outubro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Relatório diz que 2/3 das crianças no mundo sofrem bullying cibernético

Pesquisa revela também que uma em cada duas não sabe onde buscar apoio; representante do secretário-geral sobre Violência contra Crianças afirma que os menores estão pagando um alto preço todos os dias; inteligência artificial agrava ameaça.

Redação por Redação
16 de março de 2026
em Mundo
Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução | Canva

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução | Canva

175
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O bullying cibernético ou intimidação na internet está afetando dois terços das crianças no mundo. O dado consta de um relatório das Nações Unidas sobre Violência contra Crianças apresentado, na terça-feira, em Genebra, sede do Conselho de Direitos Humanos.

Segundo o levantamento, uma em cada duas crianças vítimas do bullying cibernético não sabe como obter o apoio adequado. Para a ONU, é preciso agir rapidamente e em conjunto para proteger as crianças dessas tendências consideradas alarmantes pela organização.

Para Najat Maalla M’jid, esse é um  mundo desafiador no qual as crianças estão pagando o preço mais alto.

A pesquisa, que ouviu mais de 30 mil crianças de todas as regiões do mundo, enfatizou o impacto da inteligência artificial, que transformou fundamentalmente a ameaça que as crianças já enfrentavam online.

O rápido avanço e a acessibilidade da IA ​​generativa estão remodelando o bullying cibernético, tornando-o mais rápido, mais direcionado, mais difícil de detectar e capaz de se espalhar por múltiplas plataformas em grande escala.

Vídeos deepfake

O ecossistema online hoje contém fotos e vídeos deepfake, gerados por IA e a manipulação de crianças por meio de chatbots e outras ferramentas. Muitas  crianças confiam demais, ou se confundem, e não conseguem distinguir da interação humana real.

Inteligência artificial

A representante especial do secretário-geral ONU sobre Violência contra Crianças lembra que os menores já enfrentam ameaças crescentes com aumento de conflitos, deslocamentos, pobreza e níveis de violência física.

A representante especial alerta para os deepfakes de IA “são cada vez mais usados ​​para humilhar, ameaçar e explorar crianças online”.

O relatório ressalta que as crianças têm dificuldade em denunciar o bullying online porque enfrentam estigma e medo, de serem rejeitadas pelos colegas ou julgadas pelos adultos.

O impacto da não denúncia pode ser imediato e arrasador, causando sofrimento psicológico e danos duradouros à reputação em questão de segundos. Nos casos mais trágicos, pode levar as crianças ao suicídio.

Agir para salvar as crianças

Para Najat M’jid, é preciso envolver todos os interessados ​​no ecossistema de proteção infantil online, incluindo governos, indústria, educadores, famílias, crianças e jovens, como a única maneira de proteger as crianças de danos online, permitindo, ao mesmo tempo, uma participação digital segura.

Uma das crianças ouvidas para o relatório lembrou que “os espaços digitais não devem se tornar lugares onde o dano é relatado, mas nunca resolvido. Devem ser lugares onde a ajuda chega de forma rápida, segura e humana.

Tags: bullying cibernéticochatbotsCriançasInternetMundoONUvídeos deepfake

Postagens Relacionadas

© Maura Martins/TV Brasil
Mundo

Milei lança plano para demitir 21 mil servidores na Argentina

20 de outubro de 2026
ONU News
Mundo

Falta de recursos deixa 500 mil palestinos sem ajuda alimentar em Gaza, alerta ONU

19 de outubro de 2026
Distribuição emergencial de alimentos em Lahj, no Iêmen. WFP/Sara Cuevas Gallardo
Mundo

Conflito no Iêmen agrava crise humanitária e ameaça estabilidade regional

16 de outubro de 2026
Próximo

Manaus faz novas demolições de ocupações irregulares em áreas públicas no Novo Aleixo

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Manaus 357 anos: shopping tem exposição de monumentos em papel e oficinas de arte gratuitas
  • Pessoas interessadas podem solicitar a inclusão de processos na pauta da 21.ª edição da Semana Nacional da Conciliação
  • Após denúncia da filha, homem de 52 anos é preso por suspeita de espancar ex-companheira em Tefé
  • Pai é preso após estuprar e engravidar filha no AM
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM