• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
3 de outubro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Tribuna popular e exposição de materiais recicláveis abre Semana do Meio Ambiente na CMM

Redação por Redação
24 de junho de 2021
em Política
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

160
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) abriu nesta quarta-feira (23/6) a II Semana do Meio Ambiente com uma Tribuna Popular no plenário Adriano Jorge e uma exposição de artes e produtos feitos com material reciclável, realizada no auditório Paulo Nasser, no segundo andar do prédio da Casa Legislativa.

A tribuna, que contou com a explanação do presidente do Fórum Permanente de Energia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Rubem Cesar Rodrigues, abordou o protagonismo dos municípios para a transição energética.

Segundo os dados apresentados por Rubem Rodrigues, o cenário energético atual, no mundo todo é preocupante, já que a principal matriz adotada para a geração de energia é o petróleo e seus derivados com 31,5%, seguido do carvão e minerais com 26,9% e o gás natural com 22,8%, ou seja, um consumo de mais de 80% de energia não renováveis.

O especialista chamou a atenção para o Amazonas, que de acordo com ele, precisa de mudanças profundas por conta da geração de energia elétrica e para o transporte fluvial, muito utilizado no estado. “O que nós vemos é o que já acontece inclusive no Brasil todo, uma crise hídrica, levando ao aumento das faturas que é irreversível, por outro lado temos outro processo que é a privatização da Eletrobrás que está atrelado a um pacote de termelétricas a gás natural que não tem nada de energia limpa”, explicou.

Rubem Rodrigues detalhou que do Fórum Permanente de Energia surgiu a lei estadual 5.350 de 2020, para estimular o uso de fontes renováveis de energia e eficiência energética no Amazonas, e que eles estão elaborando a lei de criação de um fundo voltado para essa finalidade, onde os municípios poderão acessar estes recursos. “Para isso eles vão precisar ter uma lei de políticas públicas para essa finalidade. Isso é a propositura que foi feita por essa lei e que poucos conhecem”, afirmou.

Por fim, o professor da Ufam apresentou um guia para a concepção e institucionalização de políticas energéticas, que pode ajudar os municípios a criar leis que atendam a demanda das fontes de energia renovável.

O vereador Luis Mitoso (PTB) elogiou apresentação feita na tribuna e enfatiza que essa deve ser uma bandeira da Casa Legislativa. “O meio ambiente é o homem que precisa utilizar dos recursos que tem para sobreviver, mas de forma equilibrada, para não agredir a natureza e nós, por estarmos no meio de uma vasta floresta, precisamos ser ícones e exemplos para o resto do mundo”.

A II Semana de Meio Ambiente prossegue até o dia 30 de junho com a realização de outras tribunas sobre o tema e continuidade da exposição de artes e produtos feitos com material reciclável, no auditório Paulo Nasser.

Tags: CMMManauspolíticaSemana do Meio Ambiente

Postagens Relacionadas

© Antônio Cruz/ Agência Brasil
Política

Origem das bets passa por lobby estrangeiro e “jabutis” no Congresso

2 de outubro de 2026
Exército Brasileiro auxilia o TRE-AM, nas eleições suplementares 2017. Manaus AM, 06/08/2017
Foto: Divulgação/Exército
Política

Violência política no período pré-eleitoral foi a maior da década

2 de outubro de 2026
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Política

BB fará pagamentos via Pix a mesários nas eleições

2 de outubro de 2026
Próximo
Reprodução

Deputados querem barrar exclusão de perfis de candidato das redes durante eleições

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Reunião da ONU considera criar painel internacional sobre desigualdade
  • Manaus e TRE-AM garantem transporte gratuito para eleitores com deficiência no domingo de eleição
  • Idoso morre após ficar internado após agressão em São Sebastião do Uatumã
  • Idosa é presa por falsidade ideológica em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM