De 1 de janeiro a 8 de setembro de 2024, foram notificados um total de 25.093 casos suspeitos da varíola M, conhecida como mpox, na África. O total inclui pessoas testadas e não testadas, além de 723 mortes.
Países mais afetados
Os três países que notificaram o maior número de ocorrências são a República Democrática do Congo, com 21.835 casos suspeitos e 717 mortes. Seguem-se o Burundi, com 1.489 casos suspeitos, e a Nigéria, com 935 pacientes suspeitos.
Desde o início do ano, o número de casos confirmados de da varíola M na África tem aumentado constantemente, impulsionado principalmente pelos surtos na República Democrática do Congo.
A resposta ao surto é dificultada pelo contexto, com a insegurança nas zonas afetadas e surtos simultâneos de outras doenças, incluindo o sarampo e a catapora.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, está no terreno, trabalhando para responder a estes surtos. Em nove países, a agência treinou mais de 1,6 mil profissionais de saúde no tratamento da varíola M.
Mais de 33 toneladas de suprimentos estão sendo entregues à RD Congo, incluindo produtos essenciais para testes, tratamento e prevenção de infecções.